Lucas Albuquerque - Mestre Conselheiro Nacional
Foto: Acervo pessoal.
Dois meses antecedem o término do mandato como Mestre Conselheiro Nacional, Lucas Albuquerque concedeu uma entrevista exclusiva ao portal #DeMolayBrasil.

Iniciado em 27 de setembro de 2008, nosso líder nacional só elevou dois anos depois. Membro do Capítulo “Irmão Thiago Santiago Bezerra” n.695 de Campos Sales, interior do Ceará, Lucas Albuquerque foi o primeiro Mestre Conselheiro de Excelência de seu Capítulo.

Após eleição e instalação, a qual ocorreu na capital de seu estado, Lucas Albuquerque recorda de sua emoção ao assumir a liderança do Gabinete Nacional. Hoje você conhecerá um pouco mais do Mestre Conselheiro Nacional e alguns fatos inéditos que você só confere no portal da Ordem DeMolay brasileira!

Com vocês, Lucas Nogueira Albuquerque, Mestre Conselheiro Nacional!

#DMBR - Você é estudante de educação física, como é ser Mestre Conselheiro Nacional e conciliar para que a faculdade não seja prejudicada com a quantidade de atividades que você está envolvido?

#Lucas_Albuquerque - Não é fácil. Tive que reduzir minha carga horária de aulas, por exemplo, na sexta-feira puxei nenhuma disciplina para poder continuar com as viagens que o cargo exige. Mesmo assim diversos trabalhos e atividades são desenvolvidos na semana, o que acontece muitas vezes é viajar com a cabeça pensando também no trabalho da faculdade que terei que enfrentar ao chegar em casa. Mas o que digo é que distribuindo bem o tempo na semana consigo conciliar as atividades da faculdade com as da Ordem.
 
#DMBR - O tema do Ano DeMolay aborda a questão da prática de esportes, diretamente relacionado a sua graduação. O que você aproveitou da sua faculdade para ser aplicado em nível nacional?

#Lucas_Albuquerque - Diversas atividades na qual aprendi durante o curso puderam ser colocadas como dicas nas redes sociais para todos os DeMolays do País. O tema é super atual e a sociedade está mais preocupada com seu bem-estar e com atividades físicas. Vimos a mobilização dos irmãos em todo o Brasil, alguns já me enviaram fotos de como conseguiram emagrecer ou começar uma prática de atividade física. Esses exemplos nos fortalecem ao saber que o tema anual pode influenciar na vida dos irmãos de alguma forma.
 
#DMBR - Até agora, qual o momento mais marcante em sua vida DeMolay e no período que você está como líder do Ordem DeMolay brasileira? O que você levará para sua vida após este período administrativo?

#Lucas_Albuquerque - O momento mais marcante foi poder ter sido o Grande Mestre de Cerimônia na investidura de Chevalier de meu irmão de sangue. Já como líder dessa nação DeMolay tive diversos momentos marcantes, entretanto o carinho e a recepção que me proporcionam em todas as viagens é algo que me cativa bastante e creio que é algo que nunca esquecerei e sempre guardarei isso comigo. Com certeza levarei uma mala de aprendizados, mas principalmente o companheirismo e a alegria de todos os DeMolays que tive a oportunidade de conhecer nesse Brasil durante os 12 meses que estão por completar.
 
#DMBR - Durante as dezenas de viagens como Mestre Conselheiro Nacional você acaba conhecendo pessoas novas e vivendo situações inusitadas. Qual o momento que mais chamou a sua atenção, seja algum exemplo, algum acontecimento que te marcou?

(Continua após banner)
#Lucas_Albuquerque - Todas as viagens tiveram momentos engraçados e marcantes, entretanto a viagem para o Congresso Regional no Rio Grande do Sul em Pelotas em 11 de abril de 2015, além de ter participado do torneio de futsal com os DeMolays, tive a honra de sentar ao lado do Tio Claudiomar Barcelos que foi o fundador da Ordem DeMolay gaúcha em 1981 e na oportunidade ele me mostrou o cartão de regularidade dele emitido pelo Supremo Conselho Internacional da época. Isso me emocionou e perceber o quanto ele é ativo apesar da idade avançada.
 
#DMBR - Existe algum episódio engraçado que você possa compartilhar conosco?

#Lucas_Albuquerque -  Olha, tiveram vários, mas o mais inusitado e ao mesmo tempo enriquecedor foi em um Congresso Estadual do nordeste (prefiro não citar o nome do estado), no qual eu e mais alguns irmãos ficamos em uma pousada simples na cidade de Campo Maior, interior do estado,  quando entrei no banheiro para tomar banho, o chuveiro estava sem funcionar e quando reparei tinha um balde enorme e uma caneca, ou seja, tive que tomar banho de “cuia” como se fala no popular (risos). Mas isso para mim foi uma lição de humildade e saber que nem sempre podemos ter o que queremos em nossas mãos.
 
#DMBR - Você foi um dos únicos Mestres Conselheiros Nacionais a receber o Mestre Conselheiro Internacional em terras brasileiras. Como foi acompanhá-los durante a visita deles no Brasil?

#Lucas_Albuquerque - Olha foi uma experiência única. Os James é um cara simples e muito simpático, ele admirou a forma como conduzimos as reuniões aqui no Brasil. Ele se apaixonou tanto pela gastronomia brasileira como pela beleza feminina (risos). Para mim foi marcante e agradeço a Deus por ter tido a honra e ter aprendido muito com ele.
 
#DMBR - O Gabinete Nacional 2014/15 é formado por diversos membros. Hoje vocês possuem quantos DeMolays envolvidos diretamente nas atividades do Gabinete Nacional? Como você gerencia todos os voluntários?

#Lucas_Albuquerque - A equipe quando formada é composta por 32 pessoas espalhados pelo Brasil que se dividem em comissões e secretarias, entre marketing até projetos como caneta de ouro, sir escritor e por aí vai. Hoje com a facilidade das redes o trabalho fica mais fácil, elas nos ajudam muito. Sempre que precisamos eles estão apostos e graças a Deus, Daher e eu escolhemos nosso time muito bem. Eles nos ajudam sempre e as vezes realizam atividades antes mesmos de pedirmos, isso foi um ponto muito positivo de nossa equipe e que devo muito a eles por tudo que conquistamos até aqui.

#DMBR - A gestão está quase acabando. Já está com sensação de dever cumprido? Conseguiu realizar tudo o que estava planejado? O que ainda está por vir nos últimos dois meses de administração?

#Lucas_Albuquerque - O sentimento está chegando, porém teremos ele apenas após o encerramento no dia 25 de julho em Florianópolis. Os projetos estão chegando ao fim, mas ainda temos que fazer muito até Santa Catarina, o trabalho não para até lá. Nem tudo que planemos foi da forma que pensávamos, porém, a maioria foi colocado em prática e ainda no mês de junho iremos lançar o edital para o próximo tema anual, temos um projeto surpresa para os DeMolays de todo o Brasil que será lançado logo mais!
 
#DMBR - Qual a mensagem que você deixa para os DeMolays brasileiros?

#Lucas_Albuquerque - Um dos meus pensamentos antes de me tornar Mestre Conselheiro Nacional era passar para todos os DeMolays do país que todos são capazes de chegar até ele, basta querer e lutar por isso, além de aproximar a figura do “MCN” dos DeMolays ativos. Obrigado a todos os DeMolays e tios do Brasil pela oportunidade que me deram de vivenciar esses momentos inexplicáveis, está sendo um barato e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade estar liderando todos vocês.  E por fim, meus irmãos enfatizar a importância de nos importarmos com o próximo, vivemos em um mundo que prega o “ter” e não o “ser”, as pessoas são valorizadas por aquilo que têm e não pelo que são e isso está transformando nossa sociedade em um caos sem precedentes. Que possamos valorizar o próximo pelas atitudes delas e não pelo bem material que ela possui. Essa é a minha mensagem, espero que discirnam em seus corações!
 
A ASCOM/SCODRFB agradece nosso entrevistado e estima sucesso ao nosso Irmão Lucas Albuquerque!

Quem você gostaria que fosse entrevistado?             
Envie um e-mail para ascom.scodrfb@DeMolayBrasil.org.br       
Sugestões, críticas e comentários são sempre muito bem-vindos!

Faça parte da
Ordem DeMolay