Ícaro Nóbrega, Mestre Conselheiro Nacional
Publicado em 27 de Agosto de 2016
Foto: Acervo pessoal
Instalado como Mestre Conselheiro Nacional no último dia 30 de julho, o jovem Ícaro Nóbrega é a primeira liderança nacional da Paraíba. E reconhece a responsabilidade disso. “Chegou a hora da Paraíba mostrar ao Brasil a capacidade de sua liderança juvenil”, promete. Aos 20 anos, passou por quatro Gabinetes Estaduais na Paraíba – onde encerrou com o mandato como Mestre Conselheiro Estadual. Do Capítulo João Pessoa nº 11 em outubro de 2011, ele já estava como membro do Gabinete Nacional há duas administrações, onde coordenou os projetos Sir Escritor e Caneta de Ouro. Em 2015 também foi Mestre Conselheiro do Supremo Capítulo (Turma ‘Thiago Augusto’ 2015/2016) e acumula também o título de Representante DeMolay. Fora da instituição, é estudante de Energias Renováveis na Universidade Federal da Paraíba e um jovem “da galera”, em sua autodefinição. Leia a entrevista completa!
 
Qual o maior desafio agora como Mestre Conselheiro Nacional?
Inspirar o jovem, na minha concepção, sempre será um das mais difíceis missões para o homem, e por incrível que pareça, isso me motiva demais! Enquanto Mestre Conselheiro Nacional, meu maior desafio será descobrir no que posso ser útil na vida de cada pessoa que cruzar meu caminho, através das palavras e exemplos. Passar um ano a frente do Gabinete Nacional será diferente de tudo que já vivi, devido a abrangência do trabalho enquanto líder nacional.
 
Você é o primeiro MCN da Paraíba. Isso aumenta sua responsabilidade?
Sem sombra de dúvidas. As pessoas que fazem e amam a DeMolay Paraíba criaram uma expectativa durante décadas, para que o futuro que tanto sonhavam pudesse se tornar o presente que vivemos. Trabalharemos incessantemente para superar cada expectativa criada durante todo esse tempo, chegou a hora da Paraíba mostrar ao Brasil a capacidade de sua liderança juvenil.Posse como Mestre Conselheiro do Cap?tulo Jo?o Pessoa
 
Quando você viu que era possível se tornar uma liderança nacional da Ordem DeMolay? Eram mais pessoas te incentivando ou mais gente tentando demovê-lo da ideia?
Acredito que tudo em nossa vida é consequência do que somos e fazemos. Tive a felicidade de ter iniciado em um Capítulo que exportou grandes lideranças para o estado da Paraíba, as quais me guiaram por um caminho de muito sucesso. Sem dúvidas, tive muito mais pessoas que me apoiaram, por consequência da pessoa que procurei ser e do trabalho que procurei fazer desde o momento que iniciei, no capítulo e no estado. Um fator fundamental foi o apoio da minha família, que me deu sustentação sempre que precisei.
 
Quais são os principais projetos que pretende desenvolver nos próximos meses?
O War DeMolay vem aí! Que promete ser o dinamismo que o Certificado de Referência Nacional precisa. Além dele, teremos grandes inovações para os Escudeiros, com o "Castelo de Excelência", e àqueles que são profundos admiradores do conhecimento na Ordem DeMolay, através das "Olimpíadas DeMolay do Conhecimento", baseadas nas grandes Olimpíadas do MEC (Ministério da Educação). Tudo isso e muito mais está por vir, e em breve!
 
O que os DeMolays podem esperar de você?
Com o passar dos anos, percebi que o Pai Celestial me tornou um privilegiado pela minha capacidade de me relacionar com as pessoas e colher aprendizados com todas elas. A DeMolay Brasil, sem sombra de dúvidas, pode esperar de mim um grande amigo, brincalhão e "da galera" (risos), que nunca abrirá mão de defender aquilo que as pessoas fazem de correto, e que acima de tudo, inspira através do exemplo.
 
"Pensar DeMolay" promove uma reflexão sobre o papel de cada jovem dentro da instituição. Eles estão preparados para responder esse questionamento?
Nosso propósito com esse lema é fazer com que eles reflitam diariamente, não só sobre o papel dentro da instituição, mas principalmente na vida "lá fora". Esse questionamento merece e deve ser respondido diuturnamente, nas mais variadas situações que a vida nos coloca, da seguinte forma: "O que um verdadeiro DeMolay faria diante desta situação?" E lembrando de nossos aprendizados, estarão sim, prontos para responder, diante de qualquer situação. Cada um, como consequência de sua forma de pensar, poderá contribuir para o avanço de nossa instituição.
 
Se você pudesse dizer uma frase para o jovem que está iniciando agora, qual seria ela?
Seria uma frase do Dalai que me mostraram em uma conversa sobre "aproveitar as oportunidades da vida": "Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."