Clube de Mães e Amigos
DeMolay Brasil - SCODRFB
Há muito tempo na história da Ordem DeMolay, a Organização possibilitou um modo dos pais dos membros associarem-se com a Ordem. O interesse dos pais no bem-estar dos filhos inspirou a idéia de organizar as mães numa atividades única. Ao longo dos anos, os grupos de pais provaram ser uma fonte de força para os Capítulos e uma adição real na equipe de liderança adulta.

Hoje, Clubes de Mães e Amigos combinam as energias e talentos de ambas as mães e pais, tão bem como tutores e padrastos. Trabalhando juntos, esses pais podem ajudar o Conselho Consultivo e o Capítulo.

Os propósitos dos grupos de pais são cooperar, assistir o Capítulo e seus membros, servi-lo e fortalecer o interesse de cada membro na Ordem DeMolay.

Cada Clube esta sujeito à autoridade do Conselho Consultivo. Os Clubes devem entender esta importante política. A relação harmoniosa entre o Capítulo e grupo de pais depende da operação do Clube sobe esta condição.

O contato do Clube com o Capítulo se dá através do Presidente do Conselho e o Mestre Conselheiro. As atividades de um Clube devem ser definidas e estar de mútuo acordo com o Conselho Consultivo.

O Clube de Mães e Amigos pode, e deve, suprir o Capítulo de coisas que ele não poderia sozinho. Alguns Clubes angariam fundos para remeter aos Capítulos, conferenciam sobre Treinamento de Lideranças e atividades similares. Eles podem ser um instrumento na procura de novos membros e vendo que entretenimento é apropriado depois dos encontros entre Capítulos.

Os Clubes de Mães e Amigos geralmente cuidam da comida e refrescos para depois dos Encontros de Capítulos e também outras atividades sociais. Essas reuniões têm uma grande influência sobre os membros dos Capítulos e suas famílias. Freqüentemente essas atividades promovem oportunidades para os membros trazerem seus amigos para dentro do circulo DeMolay de amizade.

Antes de darem os primeiros passos para organizar um Clube de Mães e Amigos os organizadores devem estar certos da aprovação do Conselho Consultivo. Mães, pais, parentes, padrastos e tutores dos DeMolays são elegíveis para associar-se.

ORGANIZANDO UM CLUBE

Os seguintes passos são sugeridos para organizar um Clube de Mães e Amigos como parte de um grupo de Liderança Adulta DeMolay.

Passo 1 - Organizar um encontro.

Discutir seu plano com o Presidente do Conselho Consultivo.

Obter os nomes e endereços dos membros no arquivo do Capítulo.
Decidir um local e horário para o encontro.

Convidar todos os membros do Clube em perspectiva para o 1º encontro com uma carta, cartão postal ou telefonema.

Uma carta é o método mais eficaz. Seguindo a carta, telefone um dia ou dois antes de fixar o horário do encontro. Tente obter pelo menos cinco membros potenciais do Clube Mães e Amigos.

Convide o Pres. do Conselho Consultivo ou o Consultor do Capítulo para tomar parte. Eles podem explicar a necessidade de um Clube e como ele pode beneficiar o Capítulo.

Inscreva as mães ou pais dos principais oficiais do Capítulo (MC, 1ºC, 2ºC).

Passo 2 - O 1º Encontro.

O organizador deve resumidamente explicar o propósito do encontro. Os grupos devem eleger um presidente temporário, que anotará os nomes dos presentes e as atas dos encontros.

O Presidente do Cons. Consultivo ou Consultor, se presente, deverá ser convidado a falar. Ele explicará como um Clube poderá beneficiar o Capítulo. Uma explicação completa do clube deve ser dada.

Se pelo menos 5 pessoas tornarem-se membros, organize um horário e lugar para o próximo encontro. Esforce-se para um grande comparecimento.

Passo 3 - O 2º Encontro.

O Presidente temporário abre o encontro.

Um Presidente, Vice-Presidente, Secretário ou Secretário-Tesoureiro são eleitos.

O Presidente Temporário transmite o encontro para o Presidente. Algumas atas devem ser repassadas ao Secretário.

Regimentos Internos devem ser escritos submetidos ao Conselho Consultivo para aprovação. Depois de aprovado, eles devem ser adotados pelo Clube tão logo quanto possível. O Clube está agora organizado e pode começar a funcionar. O encontro pode ser interrompido até o próximo encontro regular ou especial, como estabelecido pelos regimentos.

Passo 4 - Encontros Contínuos.

Inicie o encontro. Leia as atas. Ouça os relatórios dos Oficiais, o Conselho Consultivo e estabeleça os Comitês e Comitês Especiais.
Planeje atividades variadas e determine as contas a serem pagas.

FUNÇÃO DO CLUBE DE MÃES E AMIGOS

Uma vez organizado, um Clube de Mães e Amigos pode empreender alguns projetos anteriormente aprovado pelo Conselho Consultivo. Geralmente quando um Clube é inicialmente organizado o Conselho Consultivo esboçará as áreas nas quais o Clube pode operar. Aqui estão alguns exemplos de como um Clube pode proporcionar serviço a um Capítulo:

Incentivar os DeMolays a assistirem as Reuniões do Capítulo.
Estimular interesse em outras atividades.

Adquirir vários itens para o Capítulo para tornar as atividades dos Capítulos mais agradável e produtiva.
Limpar e reparar os paramentos do Capítulo.

Auxiliar os membros nos gastos dos Conclaves e Conferências de Treinamento de Lideranças.
Responsabilizar-se pelas medalhas ou prêmios para competições jurisdicionais ou locais.

Providenciar entretenimento nas atividades regulares. DeMolays e seus parentes freqüentemente ficam impressionados pelo que eles vêem e escutam na Sala Capitular. Aumentar este entusiasmo introduz eles nos aspectos sociais da Ordem DeMolay.

DICA

As celebrações pós-Iniciação são um bom momento para convidar os pais dos novos DeMolays para serem membros do Clube.

Atividades de entretenimento são especialmente importantes depois da Instalação dos Oficiais. Convites podem ser enviados e os DeMolays podem trazer seus amigos.

Se o seu Capítulo ainda não possui um Clube de Mães e Amigos, não sabem o que estão perdendo.