Coordenado pelo Capítulo Juventude da Acácia Cuiabana nº 574, o IX Congresso Estadual da Ordem DeMolay do Mato Grosso (CEOD-MT) aconteceu em Cuiabá entre os dias 15 e 16 de novembro, com a presença do Mestre Conselheiro Nacional, Osvaldo Leite, e do Grande Mestre Nacional Adjunto, João Bosco Jr. Em seu estado natal, as lideranças do Supremo Conselho mostraram desenvoltura e conhecimento sobre a realidade local.
De acordo com o jovem representante, o destaque da noite da abertura coube ao Grande Mestre Nacional Adjunto, que motivou e incentivou a todos os presentes a aproveitarem os momentos do final de semana para estreitamento de laços fraternais. “A energia estava muito boa, com todos os presentes muito felizes e animados. Tio Bosquinho estava em casa e começou um discurso exaltante ao estilo do nosso Grande Mestre Nacional, Omar Rogério, e terminou com um chamado a participação ao estilo do nosso Past Mestre Conselheiro Nacional, João Gabriel”, brincou Osvaldo Leite.
Todo o evento aconteceu na sede do Grande Oriente Estadual do Mato Grosso, com a participação de DeMolays de todos os Capítulos do estado, além de parentes, amigos e comitivas dos estados de Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará e do Distrito Federal. “A organização do evento esteve de parabéns. Há muito não via um congresso tão bem organizado”, revelou o Mestre Conselheiro Nacional.
No sábado, a programação começou com a Assembleia Geral para eleição das lideranças juvenis estaduais e continuou com palestras sobre ritualística, sobre Código de Ética e Disciplina, sobre recrutamento e ainda a competição para formação do Grande Capítulo Estadual. “O estado sempre foi muito participativo nos projetos nacionais do Supremo e do Gabinete Nacional. Os DeMolays demonstram sempre interesse em crescer e se adequar para o desenvolvimento”, avaliou Leite. À tarde, a instalação do Grande Capítulo Estadual foi seguida por um bate-papo sobre conduta DeMolay, com Eduardo Raslan, e sobre a relação entre a Ordem DeMolay e a Maçonaria, com o Past Grande Mestre Nacional, Ederson Velasquez.
Encerramento
A etapa final do CEOD-MT começou com homenagens, dentre as quais a entrega da Ordem do Mérito a dois Past Grandes Mestres Estaduais, Carlos Longhi e João Bosco Jr. Em seguida, o Mestre Conselheiro Estadual, Gean Balduíno Jr., se despediu da função, passando a batuta para o até então Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, João Victor Galvão – que será auxiliado agora por Mathias Mantelli. “Realmente um congresso que ficará na história do estado. Faço votos que essa energia boa, de paz e união, se multiplique e perpetue em todas as células da instituição no estado. Mato Grosso está de parabéns”, vibrou a jovem liderança do Supremo Conselho.