Conhecida internacionalmente como atração para alienígenas, Varginha (MG) reuniu nos dias 16 e 17 de maio dezenas de DeMolays de Minas Gerais e visitantes no VII Congresso Estadual da Ordem DeMolay de Minas Gerais (CEOD-MG). Para homenagear os visitantes interplanetários – o ET de Varginha é o ícone local -, o Capítulo escolheu o tema “ETernamente DeMolay”, mote para diversos momentos do evento.
Na abertura oficial, na noite de sexta (16), os participantes do CEOD-MG assistiram a cerimônia de instalação do 1º Representante DeMolay de Minas Gerais, Joel Felipe. No segundo dia, o presidente da Comissão Nacional dos Escudeiros, Arthur Martins, conduziu palestra sobre o tema, seguido pelo tradicional bate-papo com o Gabinete Nacional e com o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil.
“Acredito que o espaço dado ao Supremo Conselho e Gabinete Nacional foi magnífico. A disposição do local e o tempo disponibilizado, de mais de duas horas, foram com certeza muito bem aproveitados. Muitas perguntas, que nos faziam refletir sobre as ações. Foi espetacular. Tio Omar estava em casa e eu me senti na minha”, revela o Mestre Conselheiro Nacional, Osvaldo Leite. Além dele, estavam presentes o Grande Mestre Nacional, Omar Rogério, o Grande Orador Nacional, Thiago Rijo, o Grande Secretário Nacional Adjunto, Paulo Henrique Pereira, e o Grande Tesoureiro Nacional Adjunto, Edgley Lívio.
Memória
Parte da programação do CEOD-MG foi dedicada à memória do Past Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Lucas Lana, falecido em acidente automobilístico em dezembro do ano passado, quando viajava para visitar um Capítulo. “Os irmãos mostraram um carinho especial ao irmão Lucas Lana”, comenta a jovem liderança nacional.
Antes, na parte da tarde, foram reservados períodos para uma conversa sobre a Ordem de Cavalaria, com o presidente da Comissão Nacional de Cavalaria, Aruan Khune, para a escolha das novas lideranças juvenis estaduais e para a Jornada do Conhecimento, quando foram testados os conhecimentos dos DeMolays sobre a instituição.
A programação da noite do sábado incluiu a posse da Academia Mineira DeMolay de Letras, da Associação DeMolay Alumni de Minas Gerais e dos Mestres Conselheiros Estaduais e Regionais. Falando para uma plateia familiar – e com o clássico discurso inflamado mineiro -, o Grande Mestre Nacional surpreendeu a todos ao anunciar a mudança no lema da gestão do Supremo Conselho a partir do Congresso Nacional de Fortaleza, em julho, que passará a ser "Fortalecendo conquistas. Desbravando novos caminhos. Porque somos todos uma Nação de Virtudes. DeMolay de Atitudes".
“Tio Omar surpreendeu a todos, foi uma atitude inesperada e que com certeza me deixou boquiaberto. Ele é um paizão pra mim e Douglas, e com certeza nos homenageia e honra com essa decisão”, destaca o Mestre Conselheiro Nacional.