CNOD abre as atividades em Belém com mais de 1.200 participantes
Foto: Zairo Nogueira/ SCODRFB
Zairo Nogueira/ SCODRFB
Zairo Nogueira/ SCODRFB
Zairo Nogueira/ SCODRFB
O XIII Congresso Nacional da Ordem DeMolay (CNOD) em Belém (PA) é “o maior evento da Ordem DeMolay mundial”. O Grande Mestre Nacional, Thiago Rijo, comemorou o resultado do “trabalho dos 27 Grandes Conselhos Estaduais e mais ainda dos 560 Capítulos espalhados pelo nosso país” que reuniu 1.200 pessoas e cerca de 30 representantes de Potências Maçônicas brasileiras, incluindo Grão-Mestres, além de visitantes da Bolívia, do Paraguai, do Uruguai e do DeMolay Internacional.
“A realização desse Congresso Nacional deve-se a todos os Grão-Mestres da Maçonaria do Brasil, aos Grandes Conselhos Estaduais, DeMolay Internacional e países da América do Sul. Não medimos esforços para recebermos todos. Há apenas uma Ordem DeMolay no Brasil e ela está presente aqui”, frisou Rijo na abertura do evento, na noite desta sexta-feira (21).
O Grande Mestre Nacional destacou o 38º ato de reconhecimento obtido pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB) no dia anterior. “Tenho certeza que não vai parar por aí e que o nosso futuro Grande Mestre, o Paulo Henrique continuará esse trabalho. Podemos dizer que muito do sucesso do nosso Supremo Conselhos nos últimos dois anos se deve a todas essas autoridades maçônicas e DeMolays que estão nesse palco”, afirmou o líder do Supremo Conselho.
“O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil saúda todas as comitivas, tanto das Grandes Lojas, quanto dos Grandes Orientes Estaduais e do Grande Oriente do Brasil, que estão regularizando todos os Capítulos da Ordem DeMolay no Brasil na única instituição regular, na maior instituição DeMolay do mundo, que se chama Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil”, celebrou Rijo.
Primeiro Ritual
Durante a abertura do CNOD, o Supremo Conselho celebrou ainda um contrato com a Associação DeMolay Alumni Brasil (Adab) e o Supremo Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil, que permitirá a entrega de um Ritual do Grau Iniciático para cada jovem que iniciar na Ordem DeMolay e um Ritual do Grau de Nobre Cavaleiro para cada DeMolay que for investido na Ordem de Cavalaria.
O ato foi assinado pelo futuro Grande Mestre Nacional, Paulo Henrique Pereira, pelo novo presidente da Adab, Marcos Ferreira do Nascimento, mais conhecido como Mascote, e pelo o Grande Escriba do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil, André Gondim. A medida é válida para qualquer cerimônia realizada a partir da próxima segunda (24) e detalhes serão divulgados ao longo da semana.