O Past Grande Mestre Nacional, Ederson Velasquez (2011-2013), recebeu na última sexta-feira (13) as credenciais de Deputado do DeMolay Internacional. O título é, na verdade, uma classe de membros do DeMolay Internacional que usam colar prata e possuem prerrogativas na participação das sessões anuais e foi aprovado em julho de 2017, durante a última sessão do DeMolay Internacional. Para o brasileiro, “receber o Colar Prata é um reconhecimento de dedicação à Ordem DeMolay por serviços prestados à Ordem DeMolay”. Segundo Velasquez, conhecido também como Karatê, a posição aumenta a responsabilidade dele junto à Ordem DeMolay.
“Desde que o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil nasceu já havia uma preocupação de algumas lideranças em fazer parte do DeMolay Internacional como membro. Nosso caminho não foi nenhum pouco fácil, mas sempre persistimos”, lembra o Past Grande Mestre Nacional, primeiro brasileiro a receber a Grande Cruz do Supremo Conselho Internacional, em junho de 2013, quando ainda comandava o Supremo Conselho.
Velasquez participou, junto com Alan Kelvin e Allan Silveira, do Escribe, o sistema online do DeMolay Internacional, similar ao SISDM desenvolvido para o SCODRFB. O Past Grande Mestre Nacional trata a experiência como “incrível”. “Vivenciamos na prática o funcionamento da Ordem DeMolay americana. Conseguimos entender o passo a passo do DeMolay Internacional e conhecer historicamente a nossa Ordem desde sua criação”, comenta.
O brasileiro cita que, entre as responsabilidades assumidas com o DeMolay Internacional, está a condição de fazer parte das comissões e também da nominata do Grande Mestre Internacional. “Pelo menos uma vez a cada dois anos, temos a obrigação de estar no Congresso Internacional onde já participamos de algumas votações”, explica Velasquez.
O Past Grande Mestre Nacional aponta ainda que planeja continuar progredindo na hierarquia do DeMolay Internacional. “Sandro Romero deve chegar em breve ao Colar Dourado e pretendo ir neste caminho onde penso ser o grande momento para nós que um dia acolhemos em um altar do Juramento da Ordem DeMolay”, sugere. “Tudo depende única e exclusivamente de cada um para que possa fazer suas conquista dentro do DeMolay Internacional, acredito que ter sido Grande Mestre Nacional e conhecer o DeMolay Internacional de perto com certeza ajudaram a galgar estas conquistas”, pontua.
Legado“Acredito que sempre possamos estar auxiliando o Grande Mestre Nacional e sua diretoria com as dúvidas e relacionamento com o DeMolay Internacional sempre visando um crescimento mútuo”, destaca o Deputado do DI – além dele, apenas o também Past Grande Mestre Sandro Romero “detém” o Colar Prata entre os brasileiros. O Brasil tem um Colar Dourado, com Luiz Kieling, e outros quatro Brancos, com Guilherme Aguiar, Carlos Eduardo Braga, Hamilton Sobrinho e Evanir Pereira.
Para Velasquez, o mais importante nesse processo é o compartilhamento de informações com outros membros da Ordem DeMolay no Brasil. “Em minhas viagens passei muito tempo no Centro de Liderança em Kansas City e com isso consegui fazer boas pesquisas e conhecer muitas pessoas. Em longas conversar, pude conhecer um pouco mais da Ordem DeMolay e hoje junto com Alan Kelvin contamos isso em um
blog e fazemos palestras pelo Brasil”, comenta Karatê.
“Tudo que tenho gosto de compartilhar com todos os DeMolays, pois a Ordem tem muitas histórias fantásticas que são desconhecidas. Afinal a Ordem vai completar 100 anos em 2019. Espero fazermos uma grande festa nos 100 anos da Ordem DeMolay de 25 a 29 de junho de 2019 em Kansas City. Vai ser incrível. Que o Pai Celestial me conceda estar neste momento ímpar da Ordem DeMolay”, convoca o Past Grande Mestre Nacional brasileiro.