Hoje é comemorado o primeiro dia DeMolay após a unificação.
Autor
Descrição
DeMolay
TG
DeMolay
TG
DeMolay
TG
DeMolay
TG
DeMolay
Dyego
DeMolay
Dyego
DeMolay
Dyego
DeMolay
Dyego
DeMolay
Dyego
DeMolay
Guilherme Castro
DeMolay
Luigi
Preparem as velinhas, hoje é aniversário de 101 anos da Ordem DeMolay. Todos esses anos foram dedicados não apenas a formação, mas também ao cuidado e transformação de jovens em diversos países do mundo, onde garotos se tornam homens de respeito.
A Ordem brasileira tem outras razões para comemorar, além de ter 40 anos esse ano marca o primeiro dia DeMolay após a unificação que aconteceu no dia 06 de dezembro de 2019, dia que representa um marco na história da Ordem DeMolay Brasil, agora acompanhe o que alguns de nossos membros tem a dizer sobre isso.

1. O que a unificação da ordem DeMolay significa para você?
Significa crescimento em todos os aspectos. Em várias circunstâncias vemos que a instituição ganha muito pois “vai aprender com o passado e planejar o futuro”
2. Porque a unificação demorou mais de 10 anos?
Acredito que foi um tempo necessário para que todos pudessem amadurecer e vencer várias de suas paixões, a fim de fazer novos progressos pensando exclusivamente no futuro.
3. O que o 18 de março, dia nacional da Ordem DeMolay, representa nesse 1° ano de unificação?
Representa muito pois somos responsáveis por semear um futuro promissor aos jovens que estão por vim e para a maçonaria.
4. O que é esperado dos Grandes Conselhos Estaduais agora que todos estão do “mesmo lado"?
Os grandes conselhos devem trocar experiência a fim de unir os capítulos, promovendo projetos para incentivar a inclusão de novos membros e o treinamento administrativo com intuito de ambientar a todos sobre todos os processos.
5. Quais projetos têm maior importância ou são mais urgentes nessa nova fase DeMolay?
Creio que não só nessa fase, mas sempre o principal projeto é: aumentar o número de iniciações e reduzir a evasão capitular.
6. Quais os desafios devem ser enfrentados no ano de 2020?
Dentre todos os desafios, creio que a redução do impacto causado pelo COVID-19 será o maior, pois os capítulos precisarão adequar seus calendários e com isso poderá ter uma redução em todos os campos de atividades.
7. Qual a importância da participação da família na Ordem DeMolay?
A participação da família é fundamental em nossa instituição. Do momento da iniciação até a maioridade, a assistência familiar é essencial em nossos trabalhos. Por isso, o SCDB acredita e incentiva a fundação de Clubes de Mães e Amigos, bem como Castelos de Escudeiros, que dão suporte as atividades capitulares, combinando energias e talentos em prol da manutenção e disseminação da Ordem DeMolay.
8. Um momento marcante para você na Ordem DeMolay.
Escolher um momento marcante é difícil, são tantos. Mas, um que ainda me rende supressas positivas foi a minha passagem pelo Gabinete Nacional a frente do "Castelo de Excelência", conhecido hoje como Campanha Nacional de Incentivo à Excelência para Castelos. Nessa época, acompanhei diversos castelos de perto, em todo Brasil, conheci diversos irmãos e, até hoje, fico feliz quando me deparo com um Escudeiro daquela época que se tornou DeMolay. Sabe aquela sensação de dever cumprido? É isso que eu sinto. Saber que, por mais difícil que tenha sido, seu trabalho serviu para ajudar alguém a progredir, vivenciando os bons momentos que a Ordem oferece, não tem preço.
9. O que você aprendeu na instituição que levará para toda vida?
Costumo dizer que a Ordem DeMolay é o que você faz dela. A vivência é individual, ninguém vive fielmente as mesmas experiências. Mas, algo que eu aprendi e vou levar para o resto dos meus dias é o respeito ao próximo. Hoje, participo de alguns projetos sociais, em determinadas áreas de atuação, colocando em prática o lado humanitário que a DeMolay me ensinou: entender o outro sentindo como ele.
10. Um conselho para membros recém-iniciados na ordem DeMolay.
Como conselho para os irmãos recém iniciados, deixo o finalzinho da Cerimônia da Luz para que reflitam e façam essa chama brilhar cada vez mais:
"No entanto, cada um de vocês, como um DeMolay, carrega dentro de seu coração uma chama, um farol para guiá-los através da escuridão. Se puder fazer esta luz brilhar sobre outra pessoa, se puder penetrar nas profundezas mais recônditas de sua alma e acender sua chama, então aí reside a finalidade da Ordem DeMolay e aí está a sua finalidade de viver."