Hoje é comemorado o primeiro dia DeMolay após a unificação.
Descrição
Foto: Autor
Por: Kellen Figueiredo

Preparem as velinhas, hoje é aniversário de 101 anos da Ordem DeMolay. Todos esses anos foram dedicados não apenas a formação, mas também ao cuidado e transformação de jovens em diversos países do mundo, onde garotos se tornam homens de respeito.

A Ordem brasileira tem outras razões para comemorar, além de  ter 40 anos esse ano marca o primeiro dia DeMolay após a unificação que aconteceu no dia 06 de dezembro de 2019, dia que representa um marco na história da Ordem DeMolay Brasil, agora acompanhe o que alguns de nossos membros tem a dizer sobre isso.
 


1. O que a unificação da ordem DeMolay significa para você?
Significa crescimento em todos os aspectos. Em várias circunstâncias vemos que a instituição ganha muito pois “vai aprender com o passado e planejar o futuro”
 
2. Porque a unificação demorou mais de 10 anos?
Acredito que foi um tempo necessário para que todos pudessem amadurecer e vencer várias de suas paixões, a fim de fazer novos progressos pensando exclusivamente no futuro.
 
3. O que o 18 de março, dia nacional da Ordem DeMolay, representa nesse 1° ano de unificação?
Representa muito pois somos responsáveis por semear um futuro promissor aos jovens que estão por vim e para a maçonaria.





4. O que é esperado dos Grandes Conselhos Estaduais agora que todos estão do “mesmo lado"?
Os grandes conselhos devem trocar experiência a fim de unir os capítulos, promovendo projetos para incentivar a inclusão de novos membros e o treinamento administrativo com intuito de ambientar a todos sobre todos os processos.
 
5. Quais projetos têm maior importância ou são mais urgentes nessa nova fase DeMolay?
Creio que não só nessa fase, mas sempre o principal projeto é: aumentar o número de iniciações e reduzir a evasão capitular.
 
6. Quais os desafios devem ser enfrentados no ano de 2020?
Dentre todos os desafios, creio que a redução do impacto causado pelo COVID-19 será o maior, pois os capítulos precisarão adequar seus calendários e com isso poderá ter uma redução em todos os campos de atividades.





7. Qual a importância da participação da família na Ordem DeMolay?
A participação da família é fundamental em nossa instituição. Do momento da iniciação até a maioridade, a assistência familiar é essencial em nossos trabalhos. Por isso, o SCDB acredita e incentiva a fundação de Clubes de Mães e Amigos, bem como Castelos de Escudeiros, que dão suporte as atividades capitulares, combinando energias e talentos em prol da manutenção e disseminação da Ordem DeMolay.
 
8. Um momento marcante para você na Ordem DeMolay.
Escolher um momento marcante é difícil, são tantos. Mas, um que ainda me rende supressas positivas foi a minha passagem pelo Gabinete Nacional a frente do "Castelo de Excelência", conhecido hoje como Campanha Nacional de Incentivo à Excelência para Castelos. Nessa época, acompanhei diversos castelos de perto, em todo Brasil, conheci diversos irmãos e, até hoje, fico feliz quando me deparo com um Escudeiro daquela época que se tornou DeMolay. Sabe aquela sensação de dever cumprido? É isso que eu sinto. Saber que, por mais difícil que tenha sido, seu trabalho serviu para ajudar alguém a progredir, vivenciando os bons momentos que a Ordem oferece, não tem preço.
 
9. O que você aprendeu na instituição que levará para toda vida?
Costumo dizer que a Ordem DeMolay é o que você faz dela. A vivência é individual, ninguém vive fielmente as mesmas experiências. Mas, algo que eu aprendi e vou levar para o resto dos meus dias é o respeito ao próximo. Hoje, participo de alguns projetos sociais, em determinadas áreas de atuação, colocando em prática o lado humanitário que a DeMolay me ensinou: entender o outro sentindo como ele.
 
10. Um conselho para membros recém-iniciados na ordem DeMolay.
Como conselho para os irmãos recém iniciados, deixo o finalzinho da Cerimônia da Luz para que reflitam e façam essa chama brilhar cada vez mais:

"No entanto, cada um de vocês, como um DeMolay, carrega dentro de seu coração uma chama, um farol para guiá-los através da escuridão. Se puder fazer esta luz brilhar sobre outra pessoa, se puder penetrar nas profundezas mais recônditas de sua alma e acender sua chama, então aí reside a finalidade da Ordem DeMolay e aí está a sua finalidade de viver."

(Continua após banner)


11. O que a unificação da ordem DeMolay significa para você?
A unificação representa esperança e superação. A Ordem Demolay brasileira deu um exemplo ao mundo todo, vencendo as diferenças e renunciando em prol da fraternidade. O resultado desse ato histórico, respeitando e acolhendo todas as pessoas, ideias e bons projetos, será o fortalecimento da nossa instituição honrando a memória de Frank Sherman Land e de Alberto Mansur.

12. Porque a unificação demorou mais de 10 anos?
Creio que precisamos viver diferentes fases para todos amadurecermos e nos prepararmos. Uma grande união como essa exige muito de todos, e o tempo ajudou que todas as partes estivessem preparadas para esse momento.

13. O que o 18 de março, dia nacional da Ordem DeMolay, representa nesse 1° ano de unificação?
Representa um marco da nossa união, o primeiro de muitos. E, num momento tão difícil quanto o que hoje o mundo vive, nos mostra que nossa divisão sempre foi algo muito insignificante diante do que a Ordem Demolay pode fazer unida em prol da humanidade.



                                                 
14. O que é esperado dos Grandes Conselhos Estaduais agora que todos estão do “mesmo lado"?
Para os Grandes Conselhos, a palavra do dia é alinhamento . Cada estado brasileiro construiu uma história muito singular, nessas últimas duas décadas de Ordem DeMolay. Em alguns, tivemos uma transição pacífica, mas cercada de desafios infraestruturais. Em outros, realidades socioculturais complexas vêm de encontro aos debates acirrados entre pontos de vista a respeito do que é mais relevante. Não existe uma metodologia padrão para nossas lideranças, a não ser pelo caminho da serenidade e boa-vontade, uns com os outros. Só assim será possível tomar as melhores direções.

15. Quais projetos têm maior importância ou são mais urgentes nessa nova fase DeMolay?
 
Embora possa parecer um cliché, não posso evitar recorrer à mentalidade de nosso fundador, e invocar suas palavras de que "o princípio é o que importa". Na minha opinião, tudo o que tem o DM ativo como foco é o que deve ser tratado como mais premente ou prioritário, neste momento. O Supremo unificado é uma máquina colossal, mas que está amparada em dezenas de milhares de meninos e rapazes. Nossas lideranças precisam ouvir estes jovens, e trabalhar pelo futuro deles. Precisamos manter e aperfeiçoar os projetos de incentivo à excelência, e desenvolver ainda mais iniciativas que envolvam os DeMolays, e os motivem a continuar trabalhando pelas Sete Virtudes.

16. Quais desafios serão enfrentados pela ordem da cavalaria em 2020?
A Cavalaria é um dos elementos mais queridos na ODM brasileira. Desde sua introdução em terras tupiniquins, em 1994, ela cativou os membros que foram investidos, de forma que eles realmente investiram nela os seus corações. Por conta disso, grande parte do processo de unificação teve as atenções do Brasil todo voltadas ao debate sobre as divergências entre os modos de se praticar a Ordem da Cavalaria no nosso país. Em que pese alguns ânimos exaltados, o grande desafio deste ano para os Cavaleiros é agir com benevolência, para com todos, durante esse processo de transição e acomodação à nossa nova estrutura. Afinal, é dever de um Nobre Cavaleiro agir, em todas as situações, com caridade e humildade.



 

Faça parte da
Ordem DeMolay