A chegada da Ordem DeMolay no Brasil foi em agosto de 1980, com a instalação do Capítulo Rio de Janeiro nº 001, primeiro da América do Sul. Trazida pelo então Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Alberto Mansur, a Ordem DeMolay expandiu suas fronteiras e, em pouco tempo, se espalhou pelas principais cidades do país e hoje contamos com mais de 100 mil membros cadastrados na instituição, entre DeMolays, Maçons, Pais, Mães e Amigos.
Com reconhecimento internacional, o Brasil foi um dos países que teve autorização para instalar um Supremo Conselho próprio, em 1985. Alguns anos depois da chegada da Ordem DeMolay no Brasil, a primeira comitiva oficial de brasileiros membros da Ordem DeMolay a participar de um Congresso Internacional, o fez em 1988 durante o 23º Congresso Internacional da Ordem DeMolay, ocorrido no referido ano em terras estadunidenses quando houve o aumento da jurisdição do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, então instituição responsável pela administração legal da Ordem em nosso país. Nesta sessão o SCODB passou a ser responsável não só pela Ordem DeMolay no Brasil mas por todos os demais países que possuíssem as línguas portugesa e espanhola como idioma oficial, desde que estes não tivessem um Supremo Conselho constituído. Ou seja, o SCODB poderia administrar assim a Ordem DeMolay de praticamente toda a América, menos nos EUA e Canadá, é claro, além de países como Portugal, Cabo Verde, dentre outros falantes do português. Somados seria uma jurisdição bem maior do que o próprio EUA.
A Ordem DeMolay durante todos estes anos se solidificou e a aproximação com a DeMolay International tomou proporções inéditas, transformando a DeMolay Brasil numa referência para países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Romênia.
Falando um pouco mais de história, encontramos na "DeMolay Cordon" referências a instalação da Ordem DeMolay no Brasil: na revista é realatado que pela primeira vez na história os Graus da Ordem DeMolay haviam sido conferidos em um Capítulo na América do Sul. Foram então iniciados 60 jovens naquele dia 16 de agosto de 1980. Na primeira reunião ritualística realizada no Brasil estavam sendo esperados todos eles mas por motivos de compromissos escolares apenas 57 destes formaram a primeira reunião de DeMolays do Capítulo “Rio de Janeiro”, os quais passaram a serem liderados pelo primeiro Mestre Conselheiro do Brasil, Irmão Jorge Mansur, filho de Alberto Mansur.