Lideranças internacionais visitam RS e MS
Publicado em 11 de Março de 2016
Foto: Acervo pessoal MCN
Após a celebração da extensão do contrato entre o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB) e o DeMolay International (veja aqui), o Mestre Conselheiro Internacional, Chandler Gordon, e o Past Grande Mestre Internacional, Greg Kimberling, cruzaram o Rio Grande do Sul  e o Mato Grosso do Sul entre os dias 29 de fevereiro e 6 de março.
 
A viagem começou pelo Rio Grande do Sul, em Tramandaí, cidade do Grande Mestre Nacional, Thiago Rijo. No dia 29 de fevereiro, as lideranças da Ordem DeMolay tiveram um encontro com o prefeito do município, Edegar Munari Rapach, quando os trabalhos da Ordem, tanto a nível nacional quanto internacional, foram objeto do bate-papo. À noite, foi realizada uma cerimônia de recepção às autoridades. A cerimônia aconteceu no Capítulo Escudeiros do Oriente nº 493, quando houve ainda uma apresentação sobre a história e tradição do Rio Grande do Sul. No término da cerimônia, foi servido um churrasco tradicional gaúcho.
 
No dia seguinte, já na capital Porto Alegre, terra natal do Mestre Conselheiro Nacional, Rafael Ávila, foi feita uma reunião em conjunta entre os três capítulos da cidade e membros dos Capítulos de cidades vizinhas. Antes da cerimônia, que ocorreu na sede da Grande Loja do Rio Grande do Sul, os visitantes conversaram com o Grão-Mestre Paulo Roberto Flores Pithan e agradeceram pelo apoio da Grande Loja do Rio Grande do Sul à Ordem DeMolay. Na cerimônia, uma nova apresentação sobre a história do estado foi feita e com direito à apresentação musical com repertório das músicas mais tradicionais e conhecidas do estado.
 
Novo Capítulo
O próximo destino foi Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde foi realizada a instalação do Capítulo Grão-Mestre Muxeque Xinzarian nº 933. Durante a semana, em vários momentos houve a confraternização com os membros da Ordem DeMolay sul-mato-grossenses e a troca de experiências sobre a realidade dos trabalhos realizados. As atividades começaram no sábado dia 5 de março às 15h e se encerraram à noite com um jantar na qual aproximadamente 300 pessoas se fizeram presentes no evento.
 
Nas cerimônias, estiveram presentes as novas lideranças do Paraguai, Jordan Rienzzi e Guilhermo Gonzales, Mestre Conselheiro Nacional e Secretário do Congresso Nacional, respectivamente. Foi momento único para o Mestre Conselheiro Internacional, Chandler Gordon que se tornou membro honorário do Capítulo, recebendo as patentes do Supremo Conselho. E também foi o último dia das lideranças do DeMolay International no país, que mais uma vez se impressionaram com os trabalhos da Ordem no Brasil.
 
“Acompanhar as lideranças do DeMolay International, em especial nosso Mestre Conselheiro Internacional, nos faz perceber que nossas presenças, enquanto líderes, são inspiradoras. Nosso papel, enquanto DeMolays, é sempre motivar e envolver as pessoas. O Chandler, em todos os lugares que foi, reconheceu o trabalho feito pelos DeMolays brasileiros e nos sentimos muito honrados pelo reconhecimento. Deixamos, mais uma vez, uma grande impressão e deixamos também os parabéns aos nossos irmãos e tios por fazerem esse trabalho fantástico”, resumo o Mestre Conselheiro Nacional brasileiro, Rafael Ávila, que acompanhou toda a visita.