GOP reconhece exclusivamente SCODRFB com atuação no Brasil
Publicado em 03 de Maio de 2016
Foto: Reprodução/ Facebook
O Grande Oriente do Paraná (GOP), federado à Confederação Maçônica do Brasil (Comab), reconheceu no último dia 26 de abril o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB) como única organização a administrar a Ordem DeMolay no país. A decisão, publicada em boletim nesta segunda-feira (2), é a segunda no estado do Paraná: em junho de 2015, a Grande Loja do Paraná também emitiu um ato em que reconhece exclusivamente o SCODRFB.
 
“Na medida que os Grão-Mestres e demais Irmãos maçons da CMSB, GOB e COMAB vão tomando conhecimento de todos os fatos e documentos que tratam do reconhecimento do SCODRFB como única organização com poderes legais para administrar a Ordem DeMolay no Brasil, se torna cada vez mais frequente medidas como essa adotadas no Paraná. Assim como as dezenas de outros Capítulos que já regularizamos, os próximos serão recebidos com toda hospitalidade e espírito de fraternidade, como podem atestar os próprios membros destas organizações”, ressalta o Grande Mestre Nacional, Thiago Rijo.
 
Nos documentos, tanto o Grande Oriente do Paraná quanto a Grande Loja do Paraná reforçam a regularidade do SCODRFB como fator determinante para o reconhecimento. E, como consequência, exigem que as lojas maçônicas vinculadas às duas potências sejam patrocinadoras apenas de Capítulos filiados ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. No caso do GOP, os Capítulos em condições diversas do determinado têm 90 dias para regularizar a situação.