Tocantins realiza 3º Forte da Cavalaria em Araguaína
Publicado em 05 de Maio de 2016
Foto: Acervo pessoal MCN
O 3º Forte da Cavalaria de Tocantins começou na madrugada do sábado (30), quando as comitivas se deslocaram para a cidade de Araguaína para o encontro estadual que, segundo o Mestre Conselheiro Nacional, Rafael Ávila, começou “com o pé direito”. A primeira atividade foi a instalação do Priorado Cruzadas do Araguaia nº 193, que teve a primeira Cerimônia de Investidura e a Instalação dos Oficiais no mesmo dia – coube ao jovem André Matheus comandar a primeira gestão do Priorado como Ilustre Comendador Cavaleiro.
 
A tarde do sábado, no entanto, foi reservada para descansar. À noite, a programação intensa foi “para os fortes”, conforme avalia Ávila. “Foi preparada uma grande estrutura, num local mais afastado do centro de Araguaína, para a apresentação das Sublimes Ordens da Cavalaria, quando foram concedidos o 1º e 2º elos históricos, o Grau do Ébano e a Ordem do Cavaleiro Anon”, relata o Mestre Conselheiro Nacional. O evento, programado para a noite, se estendeu por toda a madrugada e foi encerrado já no domingo (1º).
 
“Apesar da chuva atrapalhar um pouco a estrutura e atrasar o evento, nada disso impediu que o 3º Forte fosse realizado. O Grande Conselho Estadual e Gabinete Estadual demonstraram a força do estado e me orgulho muito de ver o crescimento de Tocantins e nem os mais de 2500 km que separam Rio Grande do Sul de Tocantins, me impediram de retornar ao estado e reviver grandes momentos”, aponta Ávila.
 
No evento estiveram presentes também o Eminente Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de Tocantins, Alexandre Braune, parte da Diretoria Executiva do Grande Conselho Estadual e do Gabinete Estadual, representada pelo Grande Mestre Estadual, Wellington Teixeira, e pelo Mestre Conselheiro Estadual, André Matheus, e ainda do Mestre Conselheiro Estadual Adjunto do Pará, Matheus Didonet.