Alagoas realiza CEOD no dia do aniversário do estado
Publicado em 20 de Setembro de 2016
Foto: Orlando Costa
Em 16 de setembro de 1817, tornava-se independente de Pernambuco o estado de Alagoas. Quase duzentos anos depois, a DeMolay Alagoas dá mais um passo como prova de seu crescimento, de sua emancipação. Sexta, 16 de setembro de 2016, foi dia de celebração em Alagoas. Pela emancipação do estado e pela abertura do III Congresso Estadual da Ordem DeMolay em Alagoas, que se estendeu até o sábado (17), em Maceió.
 
O evento contou com a presença do Grande Mestre Nacional Adjunto, Paulo Henrique, do Grande Secretário Nacional, Edgley Lívio, do Mestre Conselheiro Nacional, Ícaro Nóbrega, Mestre Conselheiro Estadual de Sergipe, Valdir Santos, do Grande Mestre Estadual Adjunto e do Mestre Conselheiro Estadual Adjunto de Pernambuco, Paulo César e Irmão Jonathan Barros, do Grande Secretário e do Mestre Conselheiro Estadual da Paraíba, Carlos Crespo e irmão João Vitor, do Mestre Conselheiro Estadual do Rio Grande do Norte, Brenno Klinsmann, do Past Mestre Conselheiro Estadual Adjunto de Minas Gerais, Pedro Freiria, além de lideranças DeMolays e maçônicas de Alagoas e das delegações dos estados já citados.
 
A abertura teve o Hino DeMolay executado pela Banda de Música da Sociedade Musical Manoel Alves de França, da cidade vizinha Marechal Deodoro, sob a batuta do maçom Tarciso Pereira. No sábado de palestras, a primeira foi do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas, Ivanildo Marinho, sobre empreendedorismo, em que, além de ter falado sobre como fazer investimentos, contou um pouco de sua história. Depois, o Grande Mestre Nacional Adjunto ministrou uma palestra sobre os diversos tipos de liderança, assunto fundamental dentro da Ordem. Em seguida, houve o bate-papo com ele e com o Mestre Conselheiro Nacional sobre Gabinete Nacional e Supremo Conselho. Para encerrar, o professor de história Rodrigo Veridiano relatou sobre a relação Maçonaria-sociedade. Além das palestras, foi realizada a cerimônia da Ordem do Cavaleiro da Cadência.
 
Na cerimônia de encerramento, várias surpresas. Houve o resultado do Torneio de Ritualística realizado em agosto e a formação do Grande Capítulo de Alagoas para os anos 2016 e 2017, contemplando DeMolays dos Capítulos Delmiro Gouveia, Filhos da Ressurreição e Ismar Nascimento da Silva; o resultado do concurso literário e a formação da AADL, Academia  Alagoana DeMolay de Letras, e a maior surpresa da noite: a emocionante Cerimônia Investidura do Grau Chevalier do Grande Mestre Estadual Adjunto de Alagoas, Jairo Ribeiro, que acumula vinte e seis anos de serviços à DeMolay alagoana e é um dos grandes responsáveis pela reestruturação e pelo crescimento da Ordem no estado.
 
O III Congresso Alagoano da Ordem DeMolay encerrou-se deixando a sensação de dever cumprido. Ano que vem, O CEOD-AL volta a ser sediado às margens do São Francisco, desta vez em Delmiro Gouveia. Que a cada ano a DeMolay Alagoas cresça mais e que a chama do companheirismo acesa nessas oportunidades não apague, mas brilhe cada vez mais.

Texto: Gabriel Ferreira, Presidente da Academia Alagoana DeMolay de Letras