Eleições nacionais acontecem no dia 27 de maio
Publicado em 09 de Março de 2017
Os interessados em participar das eleições para o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil 2017-2019 e do Gabinete Nacional 2017-2018 têm até o dia 24 de março para encaminhar as documentações para registro de candidatura. O prazo foi estabelecido nos editais – disponíveis na área específica do SISDM – e as eleições acontecem em 27 de maio em todo o Brasil.
 
As chapas para o Supremo Conselho devem conter os nomes e os documentos requeridos no estatuto para Grande Mestre Nacional, Grande Mestre Nacional Adjunto, Grande Secretário Nacional, Grande Secretário Nacional Adjunto, Grande Tesoureiro Nacional, Grande Tesoureiro Nacional Adjunto, Grande Orador Nacional e Grande Orador Nacional Adjunto. Já as chapas para o Gabinete Nacional exigem os dados dos candidatos a Mestre Conselheiro Nacional e Mestre Conselheiro Nacional Adjunto.
 
O prazo final para registro de candidatura refere-se à postagem das informações por meio de carta registrada nos Correios, para a sede do Supremo Conselho, em Brasília (DF). Informações detalhadas estão disponíveis nos editais nº 013 e 014/2015-2017.
 
Eleições nacionais
Enquanto os registros de candidaturas são realizados por meio de editais, as eleições nacionais estão normatizadas pelo ato nº 779/2015-2017. Nele, a Grande Secretaria Nacional informa que os Grandes Conselhos Estaduais têm até o dia 31 de março para encaminhar as cidades sedes de votação – caso não haja a informação oficial, as capitais dos estados serão consideradas como sedes únicas.
 
A data da apuração dos resultados das eleições serão estabelecidas após o encerramento do prazo para candidaturas. A posse dos eleitos para o SCODRFB e para o Gabinete Nacional acontece no Congresso Nacional da Ordem DeMolay (CNOD) em Belém (PA), nos dias 21, 22 e 23 de julho.