Grande Oriente da Paraíba assina reconhecimento ao SCODRFB
Publicado em 10 de Agosto de 2017
Foto: Acervo SCODRFB
O Grande Oriente da Paraíba (GOPB) emitiu no último dia 4 um decreto de reconhecimento do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB) como organização regular a administração a Ordem DeMolay no Brasil. O documento, assinado pelo Grão-Mestre, Onildo Almeida Filho, e pelo Grande Secretário de Administração, Manoel Carvalho, segue a recomendação da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), autoriza e recomenda que as lojas filiadas ao GOPB patrocinem apenas Capítulos filiados ao SCODRFB.
 
De acordo com o Grande Mestre Estadual do Grande Conselho Estadual da Paraíba, Ivan Lucena, as conversas com o GOPB surgiram “há bastante tempo”. “Nós tínhamos um Capítulo inicialmente e, no ano passado, instalamos outro, mas sempre com conhecimento do Grão-Mestre. Fomos fazendo alguns contatos de forma e conseguimos levar o Grão-Mestre ao nosso Congresso Estadual em 2016. Quando ele viu a estrutura do nosso Supremo Conselho e do Grande Conselho, então despertou nele uma expectativa”, explica Lucena. A proximidade com o Grão-Mestre que assinou o documento, inclusive, é anterior ao mandato dele, quando Onildo Almeida era Grão-Mestre Adjunto de Carlos Augusto Braz.
 
Além do Grande Conselho Estadual, o Grande Mestre Estadual Adjunto, Duilio Levir, destaca que o Grande Mestre Nacional Adjunto, Edgley Lívio, também teve participação fundamental para o avanço das negociações pelo reconhecimento.  “Quando houve as vindas de alguns capítulos patrocinados por lojas da COMAB e, obviamente, vieram alguns reconhecimentos também, começamos a fazer uma aproximação com o Grão-Mestre e ele sempre foi muito recíproco e muito próximo no sentido de conversarmos”, aponta Levir, citando ainda o deputado Jean Patrício, da Assembleia Geral do GOPB, e Ezequiel Sóstenes , Oficial Executivo do Grande Conselho e um dos articuladores do processo.
 
Com o reconhecimento do GOPB, há a expectativa de que cinco ou seis Capítulos devem se filiar ao Grande Conselho Estadual da Paraíba nos próximos meses. “Hoje nós temos 30 Capítulos e mais dois com documentação pronta para instalação e esses últimos dois são de lojas da COMAB, chegando a cinco apenas em lojas do GOPB”, detalha Lucena. O Grande Conselho da Paraíba volta a se reunir entre os dias 25 e 27 de agosto, em Itaporanga, no 25º Congresso Estadual da Ordem DeMolay da Paraíba (CEOD-PB).