GOEMA reconhece SCODRFB e reativa Capítulo São Luís
Publicado em 27 de Outubro de 2017
Foto: Acervo GCE-MA
O Grande Oriente Estadual do Maranhão (GOEMA), integrante da Confederação Maçônica do Brasil, garantiu o reconhecimento do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB) após um encontro entre o Soberano Grão-Mestre, Noe Paulinho de Carvalho, e o Grande Mestre Estadual do Maranhão, Iub Nathasje. O documento foi assinado na última quarta-feira (25), mesmo dia em que o Grão-Mestre decidiu pela reativação do Capítulo São Luís nº 144, primeira célula da Ordem DeMolay do Maranhão e que estava inativo.
 
“O Grão-Mestre nos procurou e disse que tinha intenção de levar um Capítulo para a Potência. A gente deu a ideia de reinstalar o Capítulo São Luís e o Grão-Mestre topou na hora”, explicou Nathasje. A iniciativa foi possível após o Grande Mestre Estadual detalhar o funcionamento da Ordem DeMolay e do SCODRFB no Brasil. “Além de assinar a proposta para reativar o Capítulo, o Grão-Mestre assinou também o reconhecimento do Supremo Conselho como única organização a administrar a Ordem DeMolay no Brasil”, comentou.
 
Na reunião, estiverem presentes membros do Grande Conselho Estadual e do GOEMA. De acordo com Nathasje, o Grande Conselho Estadual acompanhará os trâmites burocráticos para a reinstalação do Capítulo e, até dezembro, deve realizar uma apresentação da Ordem DeMolay para todas as Lojas filiadas ao GOEMA. “Vamos fazer um coquetel para mostrar as atividades desenvolvidas pela nossa Ordem para os irmãos do GOEMA”, disse.