ADAB - Quem Somos?
O que é a Associação DeMolay Alumni Brasil?

Há um costume nos Estados Unidos, que não existe no Brasil. Os ex-alunos das universidades, escolas ou colégios se organizam em agrupamentos com a finalidade manterem os laços entre si, e com as suas instituições de origem. O resultado da formação destes agrupamentos é a facilitação dos encontros, festas, eventos e a manutenção dos contatos.

Alumni é a palavra em latim que significa ex-aluno. Por este motivo os egressos das instituições de ensino americanas são conhecidos como Alumni (pronúncia em inglês: “alumnai”). Por exemplo: “Bush é Alumni de Yale”.

Não raro os Alumnis se articulam para a realização de ações sociais. Para ilustrar, podemos destacar os ex-alunos formados em direito de Harvard que atendem gratuitamente ao público hipossuficiente em Nova York. Este tipo de ação benemerente faz com que a sociedade perceba a grandeza da instituição de onde saíram estes Alumnis.

Para entender bem como, e porque, foi organizada a Associação DeMolay Alumni, devemos comentar sobre o papel da Ordem DeMolay.

O objetivo da Ordem DeMolay é, através da lapidação do caráter do caráter do jovem, formar homens de bem, líderes que, ao atingir a maioridade, tornarão o mundo melhor. A Ordem DeMolay é um ambiente fraternal, seguro e sadio, no qual jovens do sexo masculino que tenham entre 12 a 21 anos, aprendem virtudes. Nesta “escola”, encontram todas as ferramentas necessárias para promoverem, quando estiverem formados (maioridade), a melhoria da sua comunidade.

Os ensinamentos da Ordem DeMolay não podem ser desperdiçados. Pelo contrário, serão implementados assim que o DeMolay atinge a maioridade. Por isso, todo Sênior DeMolay tem a obrigação moral de dar sua contribuição à sociedade. Dentro dos Capítulos DeMolays, o jovem aprendeu as lições teóricas e práticas. Ao atingir a maioridade (21 anos) o líder deverá por em prática as lições aprendidas. A omissão de um Sênior DeMolay às questões sociais é um indicativo de que ele não aprendeu a lição da verdadeira liderança.

Em sendo uma escola, a Ordem DeMolay tem seu agrupamento de Alumnis. Foi criado nos Estados Unidos, em 1929, para facilitar as ações sociais dos Sêniores DeMolays em prol da comunidade. A Associação DeMolay Alumni pode, e deve, apoiar a Ordem DeMolay. Isto deve ocorrer sem que haja interferência no aprendizado do jovem DeMolay. Por isso, a ajuda deve acontecer apenas quando a Ordem DeMolay solicitar. É muito importante que os Sêniores saibam até onde podem chegar para que não executem o trabalho da Ordem DeMolay, mas apenas o viabilizem.

A Associação DeMolay Alumni é uma instituição a serviço do Sênior DeMolay, através do qual os alumnis poderão dar sua contribuição à sociedade, e à Ordem DeMolay. Inspirada na frase “Sozinhos somos fortes, unidos, imbatíveis”, a Associação DeMolay Alumni atua em 2 frentes:

1 – Ações voluntárias que, coordenados pela Associação DeMolay Alumni do seu Estado, podem ser convidados a prestar serviços à sua comunidade. (Por exemplo: Os médicos associados, ou não associados, podem ser convidados a comparecerem em dia e local, previamente estabelecidos, para prestar serviço de consulta médica à população carente);

2 – Viabilização dos trabalhos da Ordem DeMolay, pois parte da capitação anual dos associados é destinada a um fundo que funciona para financiar projetos de assistência social, apresentados e executados pelos DeMolays Ativos. (Tais projetos causam um impacto muito positivo na vida das pessoas beneficiadas).

A adesão nesta associação não é obrigatória, nem automática. O Sênior DeMolay, achando-se no perfil desta associação, e desejando atuar no trabalho promovido pela ADAB, manifesta o interesse e se associa de maneira voluntária, clicando em “Associe-se já”.

O Supremo Conselho DeMolay Brasil (SCDB), a qual é detentora exclusiva da marca "DEMOLAY" no Brasil, autorizou a ADAB a utilizar a marca “DeMolay”, pelo fato de ser constituída apenas, e somente, por Sêniores DeMolays. Somente ao Sênior DeMolay regular será permitida a participação nas atividades ritualísticas e administrativas das organizações afiliadas, bem como nos eventos oficiais do Supremo Conselho e dos Grandes Conselhos Estaduais/Distrital.


A Associação DeMolay Alumni Brasil, ou Associação de Sêniores DeMolays do Brasil, é uma Associação Civil, sediada na capital do Brasil, Brasília. A ADAB foi fundada e instalada no dia 30 de Julho de 2005 durante o 1º CNOD ocorrido na cidade de Campo Grande/MS e, de acordo com o seu Estatuto Social, tem como objetivos:

I – Promover, desinteressadamente, Assistência Social em benefício da coletividade e da Ordem DeMolay;

II – Mobilizar os associados no sentido de apoiar e viabilizar os trabalhos voluntários, realizados em consonância com os objetivos da Ordem DeMolay;

III – Conscientizar todos os Sêniores DeMolays sobre seu papel na sociedade e na Ordem DeMolay;

IV – Demonstrar à sociedade a importância da Ordem DeMolay na formação do caráter dos jovens;

V – Estabelecer o congraçamento e manter a comunicação entre os Sêniores DeMolays brasileiros e estrangeiros;

VI – Administrar e aplicar seu patrimônio em benefício da sociedade e o desenvolvimento da Ordem DeMolay e seus membros ativos;

VII – Apoiar e incentivar o desenvolvimento de Ordem DeMolay no Brasil, prestando todo o auxílio necessário ao Supremo Conselho DeMolay Brasil.

Faça parte da
Ordem DeMolay