29 de Setembro de 2020
DeMolay International
Memorial DeMolay
Revista DeMolay
Sandro Romero, PGMN
Publicado em 26 de Março de 2014
Sorriso foi marca da gesto, encerrada no ES
Foto: Raimundo Oliveira Jr.
Primeiro Sênior DeMolay a ser Grande Mestre Nacional, Sandro Romero Toledo Pedrosa estreia a série de entrevistas para o DeMolay Brasil sobre a comemoração dos 10 anos do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB). Egresso do Capítulo Paulo Afonso nº 47, de Paulo Afonso (BA), Sandro Romero foi direto nas respostas, como acontece com as pessoas que com ele conversam. Com quase 30 anos de iniciado na Ordem DeMolay e alguns fios de cabelo branco para contar história, ele é quem conta os primeiros passos para “um novo caminho para antigos ideais”, como ficou o slogan dos momentos iniciais do Supremo Conselho.

Você se tornou o primeiro Sênior DeMolay a ser eleito para liderar o Supremo Conselho no Brasil (gestão 2005-2007). Como descrever essa sensação e as emoções?
Sensação de muita responsabilidade. Por ser o primeiro, coube a mim abrir os caminhos para os irmãos que iriam me suceder nesta missão. A primeira emoção foi na minha posse. Lá estava meu filho, Guilherme, e o meu irmão Josemir, que iniciou junto comigo. Ambos DeMolay. Este é um sentimento indescritível. A partir daí a cada encontro com os meus irmãos espalhados por esse Brasil afora era um renovar de emoção.
 
Durante o período em que foi Grande Mestre Nacional, as emoções afloraram com frequência. É possível dizer qual momento foi o mais emocionante?
Acredito que foram muitos, mas dois, além dos que citei, foram por demais importantes. Quando peguei a bandeira da Ordem DeMolay no Congresso em Maringá (não fazia parte do script e surpreendeu a todos os participantes) e também a minha Legião de Honra em Guarapari, quando deixei o cargo de Grande Mestre Nacional. Esses momentos serão pra sempre.
 
Qual a melhor memória dos dois anos que esteve à frente do Supremo Conselho?
Os encontros com os irmãos em todas as minhas viagens pelo Brasil e pelo mundo (risos). A cada conversa, a cada troca de ideias, eu me sentia mais DeMolay, pois naqueles momentos residia a verdadeira fraternidade. Eu me confraternizava com todos eles, não importando cargos ou graus que ocupavam na Ordem. Ali muitas vezes eu me sentia apenas um irmão, cuja a responsabilidade era apenas um pouco maior que a deles.
 
E a, digamos assim, menos agradável?
Foram tão poucos, mas um me marcou muito e quando lembro me dá um nó na garganta. Foi quando o Karatê (Ederson Velasquez, então Grande Mestre Estadual do Mato Grosso do Sul) me ligou avisando que os irmãos do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil haviam entrado com o processo na justiça. Não foi só pelo processo, mas a forma como os meus irmãos do Mato Grosso do Sul foram tratados. Isso doeu muito em minha alma DeMolay.
 
A Ordem DeMolay mudou entre 1986, quando você iniciou, e 2007, quando você deixou de ser Grande Mestre Nacional?
Com certeza e posso dizer que pra melhor, sempre pra melhor. É assim que caminha a humanidade. E não foi por minha causa, não por causa de Tio (Alberto) Mansur, mas porque a nossa instituição foi forjada para isso, melhorar sempre.
 
O que esperar do futuro da Ordem DeMolay no Brasil?
Tudo.
ENTREVISTAS
Cassiano Morais, Gro-Mestre eleito da Grande Loja do Distrito Federal
Cassiano Teixeira de Morais entrou para a história da Maçonaria brasileira [...]
Humberto Bozi, MCNAdj
Direto do Pará, o Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, Humberto Bozi, se tornou [...]
#AnjosdoBem - GMN em exerccio, Tiago Geronimo
Na Ordem DeMolay, servir e ajudar ao próximo são ações [...]
Rita de Cssia, me da Ordem DeMolay no Brasil
Como uma mãe para a Ordem DeMolay brasileira desde a ascensão do marido [...]
DM BRASIL
Snior DeMolay e Maom de Alagoas selecionado para projeto da ONU contra a COVID-19
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) selecionou nove jovens [...]
DeMolay Brasil
ABDL divulga resultado de concurso e elege nova diretoria
No último dia 28 de julho pudemos conhecer o mais novo imortal da ABDL - Academia Brasileira DeMolay de Letras, [...]
DeMolay Brasil
Dia 20 de agosto, dia do maom
O dia do maçom comemorado no Brasil anualmente no dia 20 de agosto é uma homenagem a maçonaria que [...]
DeMolay Brasil
Ns Apoiamos o DeMolay Brasil
2020 SCDB | Centro Nacional de Liderana DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Mdulo A - CEP: 70790-091 - Braslia - DF
2020 DeMolay Brasil | Supremo Conselho DeMolay Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural