17 de Setembro de 2019
Reconhecimento Internacional
Mapa da Legalidade
DeMolay International
Memorial DeMolay
Revista DeMolay
Lúcio Portela, GME - Maranhão
Publicado em 15 de Janeiro de 2015
Foto: Lúcio Portela
Iniciado no Capítulo “Juventude Fraterna” da cidade de São Luís, capital maranhense, Lúcio Portela entrou na Ordem DeMolay aos 16 anos, em 29/11/1999. Durante sua trajetória na Ordem DeMolay nosso entrevistado não teve a oportunidade de ocupar algum cargo eletivo, o que não impediu trabalhar ativamente pela Ordem. Em 2007 foi condecorado com o grau de Chevalier.

Em 2007, já adulto, Lúcio Portela iniciou na maçonaria. Em seu currículo atulou, Lúcio Portela já esteve como Grande Secretário Estadual, Grande Mestre Estadual Adjunto e atualmente atua como Grande Mestre Estadual do estado de Maranhão.

Convidamos nosso irmão e tio Lúcio Portela pelos seus trabalhos a frente do Grande Conselho Estadual, além de ser o primeiro DeMolay Sênior a se tornar Grande Mestre de seu estado.

A equipe da Assessoria de Comunicação (ASCOM) do SCODRFB fez algumas perguntas ao nosso Irmão e Tio!

Durante uma trajetória na Ordem DeMolay os jovens aprendem várias lições, qual o principal ensinamento que você leva para sua vida até os dias de hoje?
Acredito muito no produto final que o programa DeMolay disponibiliza à sociedade: um cidadão de bem. Então escolher o principal ensinamento não é tarefa fácil e seria uma grande injustiça, pois esse produto é a soma de todas as lições apresentadas na Ordem, ou seja, cada ensinamento idealizado por Dad Land é necessário para moldar um cidadão de bem.

Você foi o primeiro Grande Mestre Estadual DeMolay Sênior no Grande Conselho do Maranhão, a que o senhor dedica esta conquista e qual seu significado para a Ordem DeMolay?
Creio que o Maranhão demorou a ter o primeiro Sênior como GME, apesar de possuir vários nomes de peso, com pré-requisitos e excelentes currículos, dentre os quais cito os irmãos Semião Júlio e Mauro Rangel. Amadurecer a ideia de uma eventual candidatura (pelo menos para mim) foi difícil, pois não me sentia preparado o suficiente. Minha esposa Izabel teve um papel decisivo nesse processo, pois dela recebi total apoio e incentivo para encarar essa honrosa missão. Não consigo dizer o que significa para a Ordem DeMolay, mas para mim significa que vale muito a pena trabalhar por essa organização. Muito mesmo!

Quais os desafios de ser Grande Mestre Estadual do Maranhão?
Vários são os desafios. Além de todas as responsabilidades inerentes ao cargo (que já são super desafios) aquele que pretender ser Grande Mestre Estadual no Maranhão deve ter consciência que vai passar a maior parte dos finais de semana percorrendo longas distâncias para prestigiar os eventos dos Capítulos. Nosso Estado é o oitavo do Brasil em dimensão territorial e com uma estrutura administrativa pequena (sem Oficialarias Executivas). Para ter uma noção exata, fazer uma rodada de visitas aos Capítulos filiados (atualmente 10) equivale em quilômetros ir do extremo norte ao extremo sul do Brasil (ida e volta).

Após atingir a posição temporária de Grande Mestre Estadual, o que mudou na postura e ideais do Lúcio Portela? Conte-nos um pouco sobre o que muda quando se assume um cargo de liderança estadual.
Exercer o cargo de Grande Mestre Estadual é uma experiência de vida formidável. Antes, o Lúcio era inflexível e “incendiário”, sempre disposto a defender seus posicionamentos de uma forma dura e burra. De repente, a ficha cai e a administração da Ordem DeMolay no estado está sob sua responsabilidade. É um choque muito grande. A mudança mais perceptível foi sair do papel de incendiário e figurar como bombeiro (apagando o fogo de outros incendiários como eu, rsrsrs).

Quais seriam as diferenças da Ordem DeMolay do período que você iniciou com a que fazemos atualmente? O que melhorou e o que piorou em sua opinião?
As melhorias são evidentes. Avançamos muito em organização administrativa, acesso a informação, expansão da Ordem etc.
Sobre o que piorou (não usaria esse termo, mas que mereceria ligar o sinal de alerta), acho que os DeMolays estão perdendo a ingenuidade e a simplicidade de ser DeMolay. Vamos a um exemplo prático. Há algum tempo recebi a reclamação de um DeMolay que nas eleições do Capítulo estava ocorrendo suspeita de compra de voto. Não é isso que se ensina na Ordem DeMolay, não é isso que esperamos desses jovens.

Em sua opinião, quais os maiores desafios da Ordem DeMolay nos dias de hoje?
Competir com os prazeres fáceis e acessíveis aos jovens (drogas, sexo, mau uso das redes sociais, consumismo exacerbado etc).

Existe alguma mensagem que gostaria de transmitir aos DeMolays de nosso país?
Sempre indago aos DeMolays se eles sabem o que é um arremedo. Segundo o dicionário é uma cópia malfeita, uma imitação ridícula. Minha mensagem é bem simples.. Não sejam arremedos de DeMolays!

Agradecemos a oportunidade de podermos conhecer um pouco mais do Lúcio Portela!

As considerações registradas nesta entrevista são do entrevistado, não corresponde obrigatoriamente com a visão do SCODRFB.
ENTREVISTAS
Giuseppe Riesgo, deputado estadual eleito
Giuseppe fala um pouco sobre sua jornada pessoal e na Ordem DeMolay, e destaca seu [...]
Osvaldo Leite, Past Mestre Conselheiro Nacional
Oz. São duas letras que para a Ordem DeMolay brasileira atualmente simbolizam o [...]
Lucas Albuquerque - Mestre Conselheiro Nacional
Dois meses antecedem o término do mandato como Mestre Conselheiro Nacional, Lucas [...]
Edilson Araújo, Grão-Mestre da GLEPA
Edilson Araújo dos Santos, tomou posse no mês de fevereiro no cargo de [...]
DM BRASIL
Congresso Estadual do Rio de Janeiro aconteceu no Palácio do Lavradio
No dia 14 de setembro, ocorreu o Congresso Estadual do Rio de Janeiro na capital, no histórico Palácio [...]
DeMolay Brasil
SCODRFB participa do Congresso Estadual em Sena Madureira no Acre
Nos dias 06 e 07 de setembro ocorreu o Congresso Estadual do Acre em Sena Madureira, que foi palco da [...]
DeMolay Brasil
Comitiva do MCNA realiza visitas pela Ordem DeMolay em Santa Catarina
Entre os dias 23 a 25 de agosto de 2019, o Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, João Eduardo, realizou uma [...]
DeMolay Brasil
Nós Apoiamos o SCODRFB
© 2019 SCODRFB | Centro Nacional de Liderança DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Módulo A - CEP: 70790-091 - Brasília - DF
© 2019 DeMolay Brasil | Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural