Éderson Pereira Velásquez, Karatê - Membro do DI
Foto: Divulgação.
Com 23 anos de história na Ordem DeMolay, o entrevistado do mês de março é um DeMolay e Maçom muito conhecido em todo o Brasil. Iniciado em 1992 na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, foi Mestre Conselheiro de seu Capítulo por um ano em 1995. Recebeu Chevalier no ano seguinte, 1996 e em 2008 chegou à legião de honra.

Éderson Pereira Velasquez foi Presidente do Conselho Consultivo por três anos, atuou como Grande Mestre Estadual Adjunto e Grande Mestre Estadual de Mato Grosso do Sul. Em 2009 fez uma parceria com Carlos Eduardo Braga Farias, resultando em sua eleição a Grande Mestre Nacional Adjunto. Em 2011 foi o ano da então eleição a Grande Mestre Nacional, Tramandaí foi o palco de sua posse como maior liderança adulta do país.
Não suficiente com toda esta trajetória, em 2012 foi eleito membro do DeMolay Internacional. Em 2015, junto com os demais membros do DI do Brasil, Velásquez está envolvido na organização do primeiro Encontro Sul-americano da Ordem DeMolay.

É com alegria e satisfação que temos como entrevista do mês de março nosso Tio e Irmão Éderson Pereira Velásquez, mais conhecido como Karatê!
 
#DMBR - O senhor já passou por vários cargos e por muitos episódios na Ordem DeMolay, com certeza viveu momentos especiais. Quais foram os acontecimentos mais marcantes em sua vida DeMolay? Quem sabe poderia nos contar algo que aconteceu eu seu Capítulo enquanto ativo, enquanto líder estadual, nacional e, mais recentemente, internacional. Abra o jogo para a família DeMolay!
 
#Karatê - A Ordem DeMolay é Magica. Apenas quem vive ela pode saber o que é ser um DeMolay. São vários fatos: um Congresso que fiquei muito Feliz foi o de Piancó, na Paraíba, pois vi naqueles DeMolays uma vontade e um amor muito grande pela Ordem DeMolay, foi um dos Congressos mais simples da minha vida, mas foi o mais marcante.
No Mato Grosso tinha um DeMolay de uns 12 anos que simplesmente ficou o tempo todo do Congresso na mesa diretora cuidando de mim, esse foi o maior exemplo que tive na minha vida, pois talvez ninguém queira fazer isso em um Congresso e ele o fez com uma alegria imensa, no final dei uma lembrança.
Na Minha saída como GMN um DeMolay de uns 13 anos veio me dar um Pin que ele comprou no DeMolay Shop, ele me disse que foi o que o seu dinheiro conseguiu para comprar, ele me derrubou emocionalmente e em troca pediu uma foto, tio Omar do lado chorava.
 
#DMBR - O senhor participou ativamente de um período que a Ordem DeMolay obteve grande crescimento nacional, em sua opinião, o que fez com que o SCODRFB registrasse todas estas conquistas?
 
#Karatê -  A nossa união, sem duvida. Sorrimos e Choramos todos juntos, mas sempre sendo verdadeiros um com o outro e com a nossa nação DeMolay.
 
#DMBR - Hoje o senhor está envolvido na área de tecnologia do SCODRFB. Como é este trabalho, o que está por vir?
 
#Karatê - Temos muito a fazer, vamos fazer agora o Sistema ficar preparado para ser acessado de qualquer meio, seja Celular, Tablet e outros.
 
#DMBR - Nas próximas semanas será realizado no Brasil o primeiro Encontro Sul-Americano da Ordem DeMolay. Sabemos que o senhor esteve envolvido no processo de idealização do evento e, agora, na execução junto com os demais membros brasileiros do DeMolay Internacional. Conte-nos como foi este processo até chegar o tão esperado dia.
 
#Karatê - Sempre foi um sonho de fazermos um encontro sul-americano de verdade com a presença de líderes de todos os países que fazem parte da Ordem DeMolay. Este primeiro encontro deve reunir cerca de 200 líderes, com vários bons debates e com a presença de líderes do DeMolay Internacional.
Este evento é mais uma conquista da Ordem DeMolay brasileira, pois estamos fazendo a diferença para os outros países.
 
#DMBR - Qual é, ou melhor, quais são as propostas deste Encontro Sul-Americano?
 
#Karatê - Queremos integrar mais os países e quem sabe ter apenas um ritual para a América latina. Ajudar os países a conhecer o que realmente a Ordem DeMolay pode oferecer aos jovens de todo o mundo e fazermos um planejamento estratégico para a Ordem DeMolay em nível continental.
 
#DMBR - Quais suas expectativas para este evento? O que este evento representa para a Ordem DeMolay brasileira?
 
#Karatê - Serão 2 dias de muito debate e aprendizado, os resultados dessas discussões serão levados oficialmente ao Congresso Internacional em Orlando.
Para o Brasil, o evento representa o início de um ciclo de congresso e um ponta pé inicial para termos um calendário sul-americano.
 
#DMBR - Por que Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar o evento?
 
#Karatê - Foi uma decisão de todos os países, pois entendemos que hoje seria melhor lugar para a chegada da Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. A Decisão foi de todos os dirigentes sul-americanos.
 
#DMBR - Aos que participarão do evento, o que eles podem esperar?
 
#Karatê - Um Congresso com muito debate de ideias e bem objetivos.
 
#DMBR - Fique à vontade para deixar sua mensagem aos DeMolays de todo o país.
#Karatê - Vivam a Ordem DeMolay intensamente, pois um dia ela vai passar e você vai fazer a escolha de um novo caminho para sua vida. As lembranças dos momentos vividos na Ordem DeMolay serão eternas, nos restarão também as amizades e a alegria de sabermos que sempre existirão líderes que estarão cuidando da nossa Ordem DeMolay.
Temos que ter consciência que apenas passamos por aqui e temos que estarmos preparados para o surgimento de novas lideranças. Vamos dizer mais “SIM” às novas ideias que estão chegando e vamos viver o que há de melhor na Ordem DeMolay que são as amizades com nossos irmãos.
 
A equipe da ASCOM/SCODRFB agradece ao tio Éderson  Pereira Velásquez e a você, leitor.
Quem você gostaria que fosse entrevistado?             
Envie um e-mail para ascom.scodrfb@DeMolayBrasil.org.br
Sugestões, críticas e comentários são sempre muito bem-vindos!

Faça parte da
Ordem DeMolay