23 de Agosto de 2019
Reconhecimento Internacional
Mapa da Legalidade
DeMolay International
Memorial DeMolay
Revista DeMolay
Eduardo Roslindo Altmann, MCE/SC - Anfitrião do CNOD
Publicado em 28 de Abril de 2015
Foto: Acervo pessoal.
Natural de Joinville, nosso entrevistado do mês de abril tem 20 anos, graduando em direito, atualmente mora em Jaraguá do Sul e atua como Mestre Conselheiro Estadual de Santa Catarina. Apresentamos Eduardo Roslindo Altmann, o anfitrião do próximo Congresso Nacional da Ordem DeMolay.

#DeMolayBrasil - Conte um pouco sua trajetória da Ordem DeMolay até chegar o cargo de Mestre Conselheiro Estadual de Santa Catarina.

#Altmann - Minha história na Ordem DeMolay teve efetivamente início no dia 30 de maio de 2009, quando fui iniciado no Capítulo Joinville nº 49. Porém, antes disto, no ano de 2008, foi quando tive meu primeiro contato com a Ordem DeMolay, oportunidade em que minha mãe questionou um primo (DeMolay e Maçom) sobre os ensinamentos da Ordem, pois via neste primo um homem com bons princípios. Diante das respostas e em conversa com meus pais, decidi que gostaria de ingressar na Ordem DeMolay e fui então indicado por este mesmo primo.

Fui elevado ao Grau DeMolay em 19 de junho de 2010, e foi nesta primeira gestão de 2010 que realmente me apaixonei por tudo que a Ordem DeMolay oferece. 

Após a elevação, passei pelos cargos de hospitaleiro, capelão, escrivão, primeiro e mestre conselheiro. Tive a honra de ser Mestre Conselheiro do Capítulo Joinville nº 49, em sua 49ª Gestão, oportunidade em que participei da Campanha Nacional de Incentivo a Excelência e me tornei o 1º Past Mestre Conselheiro por Serviços Meritórios do Estado, divulgando e incentivando a participação de outros DeMolays  na Campanha desde então.
 
Em 26 de maio de 2012, fui investido no Priorado Ventos do Norte nº 114.Na segunda gestão de 2012, concorri a Mestre Conselheiro Regional para o Norte de Santa Catarina, mas a eleição empatou e o outro Irmão, por ser mais velho, foi eleito.  

Durante o ano de 2012 a 2013, participei de meu capítulo e me envolvi com atividades do gabinete estadual, sendo um dos coordenadores do projeto "Dia da Virtude 2012/2013", desenvolvido pela então gestão do Gabinete Catarinense.

No Congresso Estadual de 2013, em Florianópolis, fui candidato único a Mestre Conselheiro Regional. Durante a gestão 2013/2014 do Gabinete Estadual, ocupei também o cargo de secretário do Gabinete Estadual. 
Em dezembro de 2013, recebi, na posse do meu capítulo, o Grau de Chevalier. No priorado, fui Comandante Escudeiro no ano de 2013.

No dia 16 de novembro de 2014, na cidade de Braço do Norte, durante o IX CEOD-SC, fui eleito Mestre Conselheiro Estadual, ao lado de meu grande Irmão e amigo Leandro Faqueti (atual MCEA).
Durante esta jornada, participei de todos os eventos que me foram possíveis, desde posses de capítulos, elevações regionais, ELODs regionais até CONAMESCOs, Congressos Estaduais,  ELOD Nacional, Congresso Sul Americano
 
#DeMolayBrasil - Qual o principal desafio de ser Mestre Conselheiro Estadual?
 
#Altmann - O maior desafio é conseguir acompanhar todos os capítulos ao mesmo tempo. Sem uma ótima equipe, bem distribuída por todo o estado, é impossível cumprir tal missão de dar o apoio necessário aos Irmãos de todo o estado. Sozinho, o MCE não faz nada. Felizmente, nós, do Gabinete Estadual SC 2014/2015, temos uma boa bagagem de Ordem DeMolay e uma ótima equipe, e estamos fazendo o máximo para melhorar nosso estado, por meio do aprimoramento de antigos projetos, da criação de novos projetos e do apoio nas questões administrativas e ritualísticas necessárias.
 
#DeMolayBrasil - Qual o diferencial de sua administração como líder juvenil de Santa Catarina?
 
#Altmann - O lema de nossa gestão é "Aprimorar, Inovar e Avançar" (usado na minha gestão de Mestre Conselheiro em 2012A). Acredito que nosso grande diferencial é termos abraçado esta ideia de seguir etapas: em um primeiro momento, aprimorar as do gabinete estadual. Em um segundo momento, lançar novos projetos, inovar. Por fim, com estes dois pontos, avançar, rumo uma Ordem DeMolay mais eficiente administrativa, ritualística e filantropicamente falando, formando hoje os líderes de amanhã. 
Além disto, nosso Gabinete Estadual conta com pouco mais de 20 membros, todos amantes da ordem demolay, o que torna nosso trabalho melhor distribuído e um pouco menos pesado.
Ainda, buscamos a maior proximidade possível com os DeMolays e Tios, afinal de contas, um Gabinete Estadual só existe em virtude dos e para os capítulos. Não queremos que os DeMolays e Tios nos tenham como aquela figura distante de Gabinete Estadual, mas sim que tenham a maior facilidade possível de entrar em contato conosco. Justamente por isto, deixamos à disposição nossos celulares e redes sociais, usando a tecnologia em nosso favor.
 
#DeMolayBrasil - Você está liderando o estado em um momento único, ano em que Santa Catarina realizará o maior evento da Ordem DeMolay. O que isso significa para você?
 
#Altmann - É muito bom  saber que durante a gestão sediaremos um evento deste porte, principalmente por ter a oportunidade de receber tantos DeMolays. Além de uma enorme satisfação, significa que teremos muito trabalho pela frente, para conseguir vencer este desafio, mas trabalhar em prol da Ordem DeMolay é algo gratificante e que compensa muito mais do que qualquer salário. Tenho certeza de que #EmFloripaSeráMaior e que mostraremos a cara da Ordem DeMolay Catarinense para todo o País. 
 
#DeMolayBrasil - O que vem sendo preparado para o evento? 
 
#Altmann - O XI CNOD será um evento no qual toda a família DeMolay estará integrada. Haverá atrações para todos os graus, para tios e até mesmo para as tias que gostam de participar dos CNODs. O Grande Conselho Estadual de Santa Catarina montou uma comissão que trabalha especificamente para que o encontro de Florianópolis seja o melhor da história da Ordem DeMolay brasileira. Teremos um controle rigoroso na relação dos inscritos para participarem do evento.
Recebemos recentemente a visita de membros do Supremo Conselho que vieram conhecer as instalações e ficaram surpresos com tudo o que estamos preparando para receber os Irmãos, Tios e Tias de todo o Brasil. Já temos inscrições de todos os estados, mas ainda contamos com muito mais inscrições. Estamos trabalhando e crendo que #EmFloripaSeráMaior
 
#DeMolayBrasil - O que nossos irmãos brasileiros podem esperar encontrar no próximo CNOD?
 
#Altmann - Podem esperar muita integração, muita alegria, reflexão e um momento único para a Ordem DeMolay brasileira. Quem não participar, realmente vai perder um momento histórico.
Será um CNOD importantíssimo, com a presença de membros do DeMolay International, que irão acompanhar a passagem de comando de nosso Supremo Conselho. Vamos debater assuntos que realmente interessam aos DeMolays e à juventude brasileira. Nas pesquisas feitas durante a preparação, percebemos o que realmente os irmãos sentiram falta nas últimas edições e queremos que saiam de Florianópolis em 26 de julho com a certeza de que foi um evento espetacular. Cada detalhe está sendo pensado minuciosamente.
 
#DeMolayBrasil - Como nossos irmãos fazem para participar do CNOD? Onde e como eles podem se inscrever? Quem pode participar do evento?
 
#Altmann - As inscrições são feitas pelo http://cnod.demolaybrasil.org.br e todos os procedimentos estão descritos no site. É importante destacar que teremos um controle muito rigoroso em relação aos inscritos para participarem do evento.
Qualquer dúvida, o congressista pode entrar em contato pelo próprio site que em até 24 horas receberá uma resposta. Será um CNOD para toda a Família DeMolay, Irmãos, Tios, Tias...
Enfim, qualquer pessoa que tenha ligação com a Ordem DeMolay pode participar, porque teremos programação diversificada.
 
#DeMolayBrasil - Envie sua mensagem para os DeMolays de todo o país.
 
#Altmann - Quero convidar todos os Irmãos, Tios, Tias e amigos da Ordem DeMolay brasileira para virem a Florianópolis nos dias 24, 25 e 26 de julho para participar do XI CNOD. O evento será um marco em nossa história e com certeza agregará muito conhecimento a todos os congressistas. Venham, porque #EmFloripaSeráMaior!
 
A ASCOM/SCODRFB agradece nosso entrevistado e convida toda a família DeMolay brasileira para participar do próximo Congresso Nacional da Ordem DeMolay!
Faça agora mesmo sua inscrição pelo site www.cnod.demolaybrasil.org.br!

 
Quem você gostaria que fosse entrevistado?             
Envie um e-mail para ascom.scodrfb@DeMolayBrasil.org.br    
Sugestões, críticas e comentários são sempre muito bem-vindos!
ENTREVISTAS
Kennyo Ismail, Sênior DeMolay e pesquisador maçônico
Professor universitário – de graduação e [...]
Otto Artur - Grande Orador Nacional Adjunto
No XI Congresso Nacional da Ordem DeMolay, em Florianópolis, a [...]
Steven E. Crane - Grande Mestre Internacional
Apresentamos a entrevista exclusiva com o Grande Mestre Internacional, Tio Steven E [...]
Osvaldo Leite, Past Mestre Conselheiro Nacional
Oz. São duas letras que para a Ordem DeMolay brasileira atualmente simbolizam o [...]
DM BRASIL
SCODRFB instala Diretoria do Grande Conselho e Gabinete Estadual do Piauí
O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil - SCODRFB esteve presente na [...]
DeMolay Brasil
Feliz Dia do Maçom!
DeMolay Brasil
Grande Mestre Nacional visita Capítulos no Rio Grande do Norte
Nos dias 10 e 11 de agosto, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil - SCODRFB [...]
DeMolay Brasil
Nós Apoiamos o SCODRFB
© 2019 SCODRFB | Centro Nacional de Liderança DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Módulo A - CEP: 70790-091 - Brasília - DF
© 2019 DeMolay Brasil | Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural