Giuseppe Leggi, Past Grande Estadual do Paraná
Giuseppe Leggi
Foto: Arquivo Pessoal
Giuseppe Leggi, Legionário de Honra e Past Grande Mestre Estadual do Paraná fala um pouco sobre sua jornada na Ordem DeMolay e principalmente, do trabalho realizado com os Clubes de Mães e Amigos. 

1. Fale um pouco sobre você, profissão, família, cargos na Maçonaria e na Ordem DeMolay.
 
Nasci em Maringá, Paraná no ano de 1966, sou formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá, sou casado com Thelma Cristina, que é ex-presidente do Clube de Mães e Amigos do Capitulo Maringá nº 89.  Tenho um filho, Giuseppe Leggi Neto, que é DeMolay.
 
Na Maçonaria, iniciei em 2006 na Loja Fraternidade Paiçandú do Grande Oriente do Paraná – GOP/COMAB, onde fui Venerável Mestre em 2013. Ocupei ainda os cargos de Grande Secretário de Inspeção de Liturgia e Ritualística do Emulation/York em 2012 e de 2017/2018 e Grande Conselheiro do Ilustre Grande Conselho do Grande Oriente do Paraná 2015/2017.
 
Na Ordem DeMolay, os cargos de Assessor Especial do Grão Mestre para assuntos da Ordem DeMolay 2015/2018; Grande Mestre Estadual Adjunto 2011/2013 e Grande Mestre Estadual 2013/2015.
 
2. Qual é o papel dos Clubes dentro dos Capítulos da Ordem DeMolay?
 
O principal papel dos Clubes é se fazerem presentes nos bastidores, dando segurança aos DeMolays em suas atividades “extra” capitulares
 
3. Fale um pouco da importância que é cada Capítulo ter um Clube de Mães e Amigos. 
 
A presença de um Clube no Capítulo, faz a integração Família x Capítulo gerando um comprometimento da presença, em sua maioria das vezes, das mães e consequentemente do DeMolay, ou seja um incentiva a presença do outro, fazendo assim uma boa integração e fortalecimento da família.
 
4. Fale sobre o trabalho realizado com os Clubes de Mães e Amigos no Paraná
 
Em todos Capítulos que não tinham Clube de Mães sentíamos a “ansiedade” das mães em acompanhar seus filhos e em especial aquelas não tinham vínculos maçônicos. Com o estímulo, onde percebemos que o melhor lugar é estar ao lado de nossos filhos e com essa filosofia conseguimos incentivar e obter em quase sua maioria dos Capitulos os Clube de Mães. Ainda, com isso as mães puderam conhecer com quem seus filhos estavam convivendo, não só à nível de DeMolays mas também à nível de família desses.
 
5. Quais a principais atividades que podem ser desenvolvidas pelas Mães e Pais dentro dos Clubes?
 
Além de auxílio e orientação de como organizar e preparar “lanches”, “refeições”, que acho tratar-se de trabalho secundário, o principal atividade é a integração da Familia DeMolay em seu todo. Pregamos a necessidade do fortalecimento da instituição FAMÍLIA e essa é uma ótima “ferramenta”.
 
6. Deixe uma mensagem para os Pais e Mães que participam da Ordem Demolay, e até mesmo para aqueles que ainda não fazem parte. 
 
VALE A FRASE “O MELHOR LUGAR DE NOSSOS FILHOS É AO NOSSO LADO”. E para isso devemos nos fazer presentes em seus principais momentos da vida. A Ordem DeMolay é uma escola de líderes e acompanharmos todo o desenvolvimento de nossos filhos é único.

Recentemente, Giussepe Leggi contribuiu para revisão do Guia para Clube de Mães e Amigos que pode ser acessado aqui! Confira. 


Faça parte da
Ordem DeMolay