24 de Março de 2019
Reconhecimento Internacional
Mapa da Legalidade
DeMolay International
Museu DeMolay
Revista DeMolay
Guilherme Scian, Mestre Conselheiro Nacional
Publicado em 01 de Outubro de 2018
Guilherme Scian, MCN
Foto: SCODRFB
Guilherme Scian fala um pouco sobre os desafios do cargo de Mestre Conselheiro Nacional, confira:

Sou filho de uma professora e um farmacêutico, nasci em Cosmópolis, região metropolitana de Campinas, interior de São Paulo. Iniciei na Ordem DeMolay no final de 2011, no Capítulo Cosmópolis nº 700, lugar no qual me apaixonei pela DeMolay. Hoje estou cursando o 5º período do curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, moro com minha mãe e atualmente estou solteiro.

 01. Fale um pouco sobre seu cargo na instituição e o que ele representa e principais funções.

Bom, não posso negar que nunca sonhei em um dia estar Mestre Conselheiro Nacional. Isto surgiu quando tive, por acaso, a oportunidade de conversar com um DeMolay há algum tempo e ele demonstrou ser uma pessoa incrível, cativante e extremamente gente boa, logo em seguida passei a admira-lo muito e, por incrível que pareça, só fui descobri que ele era o Mestre Conselheiro Nacional algum tempo depois. Enfim, naquela época, ainda um DeMolay muito novo, não tinha tanta noção de como as coisas funcionavam. Hoje tenho a completa noção da responsabilidade e o fardo que tal função carrega consigo ano após ano, ser inspiração aos jovens brasileiros, ter tantas responsabilidades, gerenciar uma equipe com mais de 50 pessoas tão novo realmente não é para qualquer um, é necessário uma maturidade emocional bem grande, algo que pude estar me preparando principalmente nos últimos meses.

02. Como equilibrar suas funções na Ordem DeMolay com a parte familiar, e principalmente acadêmica?

Um tanto quanto difícil. Como disse acima, é necessário uma maturidade emocional, porque ficar longe da família e dos amigos é extremamente complicado, mas preciso, para poder desempenhar minha função. Quanto a faculdade tive de fazer alguns ajustes na grade curricular e, se tudo correr como planejado, não haverá atrasos na conclusão do curso, que está prevista para junho de 2021.

03. Em sua visão, qual o principal papel da Ordem DeMolay na vida de um jovem?

Nós nos vangloriamos muito por fazermos muitas ações filantrópicas e sociais, mas acredito que esse não seja o foco da Ordem DeMolay e sim uma consequência, uma excelente consequência por sinal. Nosso foco é formar jovens para um futuro, pessoas que sejam capazes de respeitar umas as outras sem distinção de raça, cor, gênero, opção sexual, renda etc, e construir uma sociedade melhor. Acredito, ainda, que são essas pessoas que devam gerir nosso país e nossas instituições, afinal com a visão de mundo que a DeMolay nos oferece podemos nos tonar pessoas melhores e tornar as pessoas ao nosso redor melhores.

04. Qual foi a sua motivação em buscar a liderança nacional da Ordem DeMolay?

A motivação principal, sem dúvida alguma, é de poder fazer algo diferente aos meninos, poder vê-los felizes, contentes e terem uma satisfação enorme de serem DeMolays. Também não posso deixar de lado a vontade de viver uma experiência única como essa, poder conhecer nosso país de ponta a ponta, culturas, meios de vida e as realidades que assolam a sociedade brasileira, tenho a certeza que vou crescer muito como pessoa e que essas experiências vão me acompanhar durante toda minha vida.

05. Quais são principais projetos para esta Gestão? Tem alguma inovação que este Gabinete pretende implementar?

Seguiremos com os tradicionais CNIE Capítulos, Castelos e Priorados, CRN Capítulos, Castelos, Priorados e Gabinetes e trazemos o Programa Filantrópico Nacional, projeto com fundamento de incentivar o trabalho filantrópico dentro dos Capítulos, o Projeto Cultivando Sonhos (alusivo ao centenário da Ordem DeMolay), Arautos do Conhecimento, com intuito de trabalhar a Ordem da Cavalaria e também o trabalho do Tema Anual 2018/2018 – Ordem DeMolay: uma família especial.

06. De onde surgiu a ideia do lema “Cultivando Sonhos” e o que isso significa para você?

Como disse acima, tudo partiu de um sonho! Acreditamos que podemos cultivar os sonhos dos nossos DeMolays espalhados pelo Brasil, bem como pudemos tornar o nosso uma realidade. As vezes pensamos que certas coisas que queremos muito nunca vão acontecer em nossas vidas, mas se quer temos o esforço de ver se é minimamente possível. Nós queremos mostrar que o único obstáculo para que alguém não consiga atingir seus objetivos é ela mesmo.
 
07. Qual o momento mais marcante para você na Ordem DeMolay?

Um dos momentos mais marcantes para mim foi meu primeiro Congresso Nacional, em Belo Horizonte/MG, em 2012. Eu não tinha nem um ano de Ordem DeMolay e tinha acabado de elevar, ou seja, não conhecia ninguém de fora do meu Capítulo. Chegando lá, acompanhado de meu tio e padrinho de Ordem DeMolay, ele tinha os compromisso dele no evento e me deixou com alguns irmãos do estado de São Paulo, os quais fiquei junto durante todo o evento. Mal sabia eu que essas pessoas me acompanhariam desde então, eles são meus amigos até hoje e acompanharam toda a minha trajetória e não consigo se quer imaginar como seria se eu não tivesse os conhecido.

08. Deixe sua mensagem para a DeMolay Brasil.

Acreditem na Ordem DeMolay! Sim, acreditem em nossa instituição, só assim podemos mudar nossa sociedade. E para você aí, que está lendo esta entrevista e sonha um dia em estar Mestre Conselheiro Nacional, corra atrás de seu sonho, somente você pode dizer se é capaz ou não, mas não faça isso por colares ou vaidade e sim por vontade de fazer a diferença. Dessa forma seu sonho será cultivado!
ENTREVISTAS
derson Pereira Velsquez, Karat - Membro do DI
Com 23 anos de história na Ordem DeMolay, o entrevistado do mês de [...]
Rodrigo Lins - Grande Mestre Estadual de Pernambuco
Grande Mestre Estadual aos 26 anos, Rodrigo Lins segue uma tradição recente [...]
Eduardo Roslindo Altmann, MCE/SC - Anfitrio do CNOD
Natural de Joinville, nosso entrevistado do mês de abril tem 20 anos, graduando em [...]
Rita de Cssia, me da Ordem DeMolay no Brasil
Como uma mãe para a Ordem DeMolay brasileira desde a ascensão do marido [...]
DM BRASIL
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina homenageia Ordem DeMolay
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), realizou no último dia 18 de março [...]
DeMolay Brasil
DIA D movimenta a Ordem DeMolay no Brasil em favor da solidariedade
O Dia D'eMolay - DIA D - é uma iniciativa da Gestão "de braços abertos para o [...]
DeMolay Brasil
10 passos para se livrar da declarao do Imposto de Renda no primeiro dia
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2019 começou na [...]
DeMolay Brasil
Ns Apoiamos o SCODRFB
2019 SCODRFB | Centro Nacional de Liderana DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Mdulo A - CEP: 70790-091 - Braslia - DF
2019 DeMolay Brasil | Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Repblica Federativa do Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural