29 de Setembro de 2020
DeMolay International
Memorial DeMolay
Revista DeMolay
Giuseppe Riesgo, deputado estadual eleito
Publicado em 16 de Outubro de 2018
Facebook
Foto: Arquivo pessoal
Giuseppe fala um pouco sobre sua jornada pessoal e na Ordem DeMolay, e destaca seu interesse pela política desde adolescente. Confira na íntegra a entrevista com o mais novo deputado estadual eleito pelo Rio Grande do Sul:

Nasci em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no dia 10 de novembro de 1995. Iniciei na Ordem Demolay aos 14 anos, em 24 de abril de 2010. Entrei no curso de Direito pela Universidade Federal de Santa Maria logo após ter me formado no Ensino Médio. Paralelo a isso, sempre tive interesse em participar de atividades extra curriculares, em especial me dedicar à Ordem Demolay e ao Students For Liberty Brasil, outra instituição que fiz parte e trabalhei durante anos. Na Ordem, tive o privilégio de ser Mestre Conselheiro do Capítulo Santa Maria nº. 196 aos 17 anos de idade, bem como Mestre Conselheiro Regional da Região Centro-Missões e Mestre Conselheiro Estadual do Rio Grande do Sul na gestão 2015/16. Formei-me advogado na UFSM em 2018, no mesmo ano em que decidi me candidatar a Deputado Estadual pelo Partido NOVO.

1) Quando despertou o gosto e intresse pela política?

Sempre gostei de política, mas não da política partidária. Enquanto estava no Ensino Médio sempre estudei sobre política, bem como durante a faculdade fui militante do movimento liberal, buscando mais liberdade para os cidadãos através de uma menor intervenção do Estado (governo) em nossas vidas. Percebi que a população muito pagava e pouco recebia em troca, ao mesmo tempo em que a classe política tinha muito poder e muitos benefícios custeados por nós. Por esse motivo, me envolvi bastante no movimento liberal, através do Students For Liberty e através do meu grupo local, o Clube Farroupilha. Nunca antes tinha me envolvido com política partidária, mas em 2017 decidi por dar esse novo passo e tentar ter um papel importante lutando pelo o que acredito na política.

2) Resumidamente, quais as principais propostas para mudar a realidade do seu Estado, agora que você foi eleito Deputado Estadual?

O Rio Grande do Sul passa por uma grave crise fiscal. Temos muitas dívidas e as receitas não dão conta. É muito difícil empreender e gerar emprego aqui, de forma que os empresários estão saindo do nosso Estado. Eu acredito sinceramente que o maior desafio agora é tirarmos nosso Estado dessa crise, e por isso minhas propostas trabalham nessa linha. Quero cortar impostos, cortar gastos desnecessários, reduzir privilégios e mordomias de políticos e buscar Parcerias Público-Privadas para resolver problemas que o estado não tem condições de custear (Ex.: construção e gestão de presídios e duplicação de rodovias importantes). 

3) Na sua opinião, qual o papel do jovem na política?
Você acha que juventude tem buscado estar mais envolvida nas questões políticas nos últimos tempos?


Os jovens são o futuro de tudo, inclusive da política. Ultimamente tenho visto um crescimento substancial de pessoas jovens querendo se envolver com a política. Cansamos de deixar nosso país nas mãos dos outros e resolvemos participar. Creio que seja essencial que a juventude participe mais da política, mas sempre com senso crítico e pensando por si própria. Existem muitas pessoas que acabam se tornando apenas massa de manobra de outros grupos, pois não param para pensar sobre o que estão fazendo, o que me preocupa bastante.

5) A Ordem DeMolay contribuiu para sua formação política? 

Muito! A Ordem DeMolay me ensinou a lutar pela liberade. Liberdade civil, religiosa, política e intelectual. Eu apenas percebi que não existe liberdade civil sem liberdade econômica. Ao meu ver é impossível. Então toda a minha formação foi sim pautada nos princípios da Ordem DeMolay. Além disso, todo meu desenvolvimento de liderança e de responsabilidades desde jovem dentro da Ordem foram extremamente importantes para a minha formação.

5) Falando sobre políticas para juventude, você acha que os membros da Ordem DeMolay podem atuar de alguma forma para mudar a realidade política em suas comunidades? De que forma?

Sim! A Ordem DeMolay não tem limites no que tange mudar a realidade local, seja política, seja de qualquer outra forma. Os DeMolays podem trabalhar com campanhas de conscientização política, grupos de estudo internos sobre ideologias e correntes políticas, grupos internos até de fiscalização dos mandatos de vereadores e prefeitos podem ser feitos. Claro, creio que todas essas atividades devem ser voluntárias e não obrigatórias para os membros da ordem, tendo em vista que acredito serem apenas atividades acessórias de um capítulo. Nunca se deve deixar de lado as atividades principais, de crescimento pessoal, filosófico e trabalhos filantrópicos, na minha opinião.

6) Por fim, deixe uma mensagem para todos aqueles jovens, que assim como você, têm interesse em entrar para a vida pública e desejam trazer melhorias para suas comunidades, estado e país.

Nunca deixem ninguém determinar o que vocês podem alcançar. Quem trabalha e dá o exemplo é sempre recompensado. Além disso, gosto de deixar claro que, independente de posição ou cargo, seja esse dentro ou fora da Ordem, sempre deve-se lembrar dos valores de humildade da Ordem. Das fileiras (ou da sociedade) você veio e para lá você retornará, então nunca deixe subir à cabeça! Grande abraço a todos.
ENTREVISTAS
derson Pereira Velsquez, Karat - Membro do DI
Com 23 anos de história na Ordem DeMolay, o entrevistado do mês de [...]
Cassiano Morais, Gro-Mestre eleito da Grande Loja do Distrito Federal
Cassiano Teixeira de Morais entrou para a história da Maçonaria brasileira [...]
Rodrigo Lins - Grande Mestre Estadual de Pernambuco
Grande Mestre Estadual aos 26 anos, Rodrigo Lins segue uma tradição recente [...]
Osvaldo Leite, Past Mestre Conselheiro Nacional
Oz. São duas letras que para a Ordem DeMolay brasileira atualmente simbolizam o [...]
DM BRASIL
Snior DeMolay e Maom de Alagoas selecionado para projeto da ONU contra a COVID-19
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) selecionou nove jovens [...]
DeMolay Brasil
ABDL divulga resultado de concurso e elege nova diretoria
No último dia 28 de julho pudemos conhecer o mais novo imortal da ABDL - Academia Brasileira DeMolay de Letras, [...]
DeMolay Brasil
Dia 20 de agosto, dia do maom
O dia do maçom comemorado no Brasil anualmente no dia 20 de agosto é uma homenagem a maçonaria que [...]
DeMolay Brasil
Ns Apoiamos o DeMolay Brasil
2020 SCDB | Centro Nacional de Liderana DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Mdulo A - CEP: 70790-091 - Braslia - DF
2020 DeMolay Brasil | Supremo Conselho DeMolay Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural