17 de Setembro de 2019
Reconhecimento Internacional
Mapa da Legalidade
DeMolay International
Memorial DeMolay
Revista DeMolay
Marcos Nascimento, Presidente da Alumni Brasil
Publicado em 27 de Dezembro de 2018
Marcos Nascimento, Presidente da ADAB
Foto: SCODRFB
1. Fale um pouco sobre você, trajetória na Ordem DeMolay, Maçonaria, família, faculdade, profissão.

Meu nome é Marcos Ferreira do Nascimento, conhecido como “Mascote”, sou contador, residente no município de Ariquemes em Rondônia e tenho 40 anos. E sou o atual Presidente da Associação DeMolay Alumni Brasil - ADAB.

Iniciei na Ordem Demolay em 26/09/1998 no Capítulo Luciano de Assis nº 118, com 20 anos de idade, foi uma trajetória curta como DeMolay ativo, trabalhando apenas no cargo de capelão, mas continuava presente em todas as atividades do capítulo até meus 25 anos. Como liderança adulta, presidi a Alumni Brasil de Rondônia, passando pelo Grande Conselho como Grande Tesoureiro Estadual Adjunto e Grande Mestre Estadual. A iniciação na maçonaria foi no dia 08/08/2009 na Loja Maçônica Saber e Fraternidade nº 04, através do convite realizado pelo meu padrinho Edson Antonio Sápiras, o 1º mestre conselheiro do meu Capítulo. Atualmente sou filiado nas Lojas Maçônicas Vale do Jamari nº 38 e Rei Salomão nº 43.

Neste entremeio comecei a cursar a faculdade de ciências contábeis e a constituição da empresa a Uniconte Contabilidade no ano de 2001, ambos me exigindo uma atenção maior para a formação profissional. Em 2009 abri uma nova empresa, uma representação de software destinado a área contábil, a SCI Sistemas Contábeis. Minha família, meu alicerce, a qual amo imensuravelmente, posso transcrever com a simples palavra “incrível”, pois sempre me apoiaram e me cobraram a frequentar a Ordem DeMolay e Maçônica. Sou casado e tenho uma filha, a Brenda Rodrigues Ferreira do Nascimento, a minha maior riqueza.

2. Fale um pouco sobre este novo momento vivido pela Alumni Brasil.

“Para que serve a Alumni” talvez essa seria a frase que mais pairava na Ordem DeMolay, surgindo então a possibilidade de formar uma equipe com experiência administrativa com intuito de quebrar esse paradigma. Buscou-se nos projetos lançados as grandes dificuldades vividas por ambas as lideranças e consequentemente a luta para estancar esse sangramento, de forma simples, criativa e inovadora, despertando o interesse em novas filiações, surgindo vários idealizadores que nos polarizaram com pensamentos em projetos privilegiados.

Necessitava-se da estratégia para otimizar a visibilidade da Alumni, surgindo o investimento no marketing, chegando ao conhecimento de todos a execução dos projetos, a transparecia em nossas ações fundamentou e credibilizou os trabalhos realizados e a instituição. O momento é ímpar para Alumni Brasil e Alumni Estaduais, com a coletividade de pensamentos estamos criando, reforçando e ampliando nossos alicerces, buscando inovar a cada instante e, através dos líderes DeMolays contribuir para o futuro do país.

O incentivo do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil sempre nos será primordial, fortaleceu a Alumni Brasil transmitindo a nação DeMolay a segurança e a confiança indispensável para que pudéssemos #VIVERALUMNI.

3. Fale um pouco sobre o papel do Sênior DeMolay nos Capítulos.

É uma tarefa árdua, a coroa da maioridade é muito pesada, o sênior no capítulo por excelência deve ser o espelho do mais jovem, a inspiração do futuro, sábio em suas palavras e também haverá um momento em que não precisarás dizer nada sobre coisa alguma, suas atitudes falarão por ti, ai sim, você se tornou sênior DeMolay, O tempo urge, e com ele a certeza natural que deixaremos a capa de DeMolay ativo para assumir o manto da maioridade, colocar-se de bom grado na condição de professor dos próximos mestres na ordem ou na vida. Sempre que me vejo na condição privilegiada de instruir algum jovem recordo-me de uma carta escrita por um pai ao professor do seu filho:

“Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales. Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram. Ensine-o a valorizar a família que sempre o apoiará em qualquer situação. Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão. Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso. Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens. Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor.”

Nosso papel é tornar cada vez mais forte as colunas maçônicas que sustentam as fileiras da Ordem DeMolay, vamos #VIVERALUMNI

4. A ADAB tem se aproximado da maçonaria, fale um pouco sobre o como os Seniores DeMolays podem auxiliar nisso dentro de suas Lojas e Potências.

O Sênior DeMolay que inicia como Maçom precisa deixar sua marca registrada como DeMolay dentro de sua Loja, todavia sabendo separar os papéis. Muitas vezes, por sua vida acadêmica / profissional, não possui tempo de acompanhar seu capítulo assiduamente em seu cotidiano. A Alumni deve ser a alternativa mais viável para tal, através de seu investimento, seja financeiro ou social, de contribuir com a Ordem DeMolay em geral, principalmente aos iniciáticos. Seu papel de Maçom entra na conscientização de demais Seniores Maçons de que são caminhadas interligadas e que há necessidade desta contribuição por parte deles. Não se deve prevalecer a cultura de que o papel do Sênior quando se torna Maçom deve ser dado apenas dentro dos fins maçônicos, pois ele nunca deixará de ser um Sênior DeMolay.

Além desta conscientização, dentro de Loja o Sênior deve ser o elo que prevalece, perpetuamente, entre a organização maçônica local com as organizações DeMolays locais. Com relação à Potência maçônica, a grande maioria dos Sêniores se sobressai, pois levar à maçonaria os preceitos aprendido dentro dos Capítulos. Neste âmbito, quando se destaca é lembrado pelo órgão maçônico central por isso, tendo a possibilidade de demonstrar que o seu papel como DeMolay naturalmente continua, agora através da Alumni, que agora é parceira às Potências e outros Corpos Maçônicos em seu papel social dentro da Ordem DeMolay.

A credibilidade atual nos trabalhos desenvolvidos pela a ADAB tem nos proporcionado a abertura de muitas portas, inclusive com as potências maçônicas, pois são fundamentais para o desenvolvimento da Ordem DeMolay. Escutamos muito que a Ordem DeMolay talvez seja o maior projeto maçônico, e percebemos isso através da quantidade de iniciações de Seniores a maçonaria, ou seja, o trabalho realizado pelo “tios”, é produtivo, assim, a aproximação se faz mais que necessária, lutamos pelo mesmo ideal na discrepância política que nos deparamos, e a causa está sendo abraçada, alguns Estados estão se tornando parceiros de nossos projetos, como o “Educa DeMolay”, e o trabalho da ADAB desenvolvido com seriedade e objetivo unirá ainda mais.

5. Várias parcerias foram feitas pela ADAB, fale um pouco sobre a parte de Educação que será um ponto de investimento neste semestre.

Muitos irmãos da área da educação vêm auxiliando esta etapa da ADAB, percebendo que a maior dificuldade é o ingresso na faculdade, seja por questões financeiras, seja pela concorrência em universidades. Nesta premissa a ADAB disponibilizará aos DeMolays ferramentas para facilitar essa admissão, buscando firmar grandes parcerias como o ProEnem, e principalmente com as potencias maçônicas dos Estados. E ainda, parafraseando Pitágoras “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. Comprem essa ideia e somem com a ADAB, pois investir em educação, é investir num futuro melhor para o nosso país.

6. Como a ADAB pode contribuir para a expansão da Ordem DeMolay no Brasil? Fale um pouco do Projeto Pra Mais de Mil.

É uma ajuda imensa ao Estado que recebe o recurso, coroando o trabalho realizado pela região. Os líderes DeMolays, independente de adultos ou juvenis, sempre serão destaques na sociedade; e quando os ativos chegarem a maioridade devem refletir sobre o caminho percorrido, e foi assim que esse projeto nasceu, uma parceria da ADAB com o SCODRFB, oriundo da gestão anterior e mantido pela gestão atual, observando a dificuldade de patrocínio para novos capítulos, e agora, devido ao projeto de regularização única iniciado em dezembro de 2017, tornou mais acessível a regularização com a ADAB, aumentando o potencial financeiro de investimento em capítulos, os quais recebem todo o material para realizarem suas reuniões.

É um projeto de expansão, produzindo maior números de líderes para contribuir com a nossa sociedade, buscando a cada instante fazer a diferença e sermos melhores.

7. Vemos que esta Diretoria da ADAB mescla várias gerações de Seniores DeMolays, como tem sido o trabalho da equipe?

A cada momento um aprendizado, seja em nossas reuniões, em projetos, seguindo com o foco da gestão, parar de sonhar e realmente #VIVERALUMNI. A ideia inicial da diretoria mesclada partiu de duas premissas, com know-how administrativo a nível estadual, e consequentemente com esse material humano ocorreria a aproximação das lideranças juvenis e adultas, possibilitando a ampliação das dificuldades e projetos a nível Brasil. É uma equipe fantástica de incansáveis guerreiros, madura, com qualidades e objetivos invejáveis, grandes líderes em seus Estados e, principalmente, vestem a camisa da Alumni Brasil, fica minha eterna gratidão.

8. Deixe sua mensagem para os Seniores DeMolays e para os membros que estão prestes a completar 21 anos.

Recebi a graça do Pai Celestial em fazer parte da Ordem DeMolay e sempre gosto de mencionar “A Ordem DeMolay contribuiu para mudar a minha vida”, com auxílio dos tios e irmãos procurei seguir a cada virtude, lapidando tanto os erros quanto os acertos, mentalizando todos os dizeres de nossas orações, aplicando os aprendizados no cotidiano religioso, familiar e profissional. A fé sempre nos conduzirá aos caminhos corretos, e a família sempre será nosso esteio, nela que devemos nos refugiar, ame-a intensamente,“Não espere que eu faça a longa viagem para depois colocar seu sentimento no mármore, palavras amorosas em geladas pedras. Se você tem carinhosos pensamentos por mim, por favor diga-os agora, se você esperar que eu durma o eterno sono para nunca mais acordar existirá a morte entre nós, e não poderei ouvi-los jamais. Assim se você me ama mesmo que um pouco, deixe-me saber disso enquanto vivo para que eu possa ficar feliz e guardar essa lembrança para sempre em meu coração” (Cerimônia “Antes que seja tarde” do SCODRFB).

Invista em você, se somos líderes, temos que agir como tal, e não deixar resoluções futuras, expor a sua figura em conjunto com o seu trabalho, dedicando o impossível para que sua equipe seja sempre a melhor, a mais focada e produtiva, e tenha a consciência que nada mudará sozinho, deve começar por você. O intuito é fazer por esses jovens o que um dia um sênior Demolay ou Tio maçom fez por cada um de nós, dispondo de seu tempo para nos dar ensinamentos, e principalmente, ajudar nossos pais a nos colocar em um caminho de retidão.

E finalizo mencionando as sábias palavras do Soberano Grande Comendador Jorge Lins “Se os maçons contribuem com a ordem Demolay, os Sêniores Demolays filiados a Alumni Brasil podem contribuir muito mais”, vamos juntos #VIVERALUMNI

Grande abraço!
ENTREVISTAS
Andr Barbosa, coordenador do PMC-PSM
Com a experiência adquirida com a passagem por Capítulos do Distrito Federal [...]
Entrevista com Thiago Rijo, GME-RS
Gaúcho com orgulho, o Grande Mestre Estadual do Rio Grande do Sul, Thiago Rijo [...]
Entrevista com Paulo Rafael, MCN 2012-2013
Antes de tomar posse como Mestre Conselheiro Nacional, o DeMolay Brasil decidiu antecipar [...]
Tiago Gernimo - Grande Tesoureiro Nacional
Transparência é aposta para avanços na Grande Tesouraria. É o [...]
DM BRASIL
Congresso Estadual do Rio de Janeiro aconteceu no Palcio do Lavradio
No dia 14 de setembro, ocorreu o Congresso Estadual do Rio de Janeiro na capital, no histórico Palácio [...]
DeMolay Brasil
SCODRFB participa do Congresso Estadual em Sena Madureira no Acre
Nos dias 06 e 07 de setembro ocorreu o Congresso Estadual do Acre em Sena Madureira, que foi palco da [...]
DeMolay Brasil
Comitiva do MCNA realiza visitas pela Ordem DeMolay em Santa Catarina
Entre os dias 23 a 25 de agosto de 2019, o Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, João Eduardo, realizou uma [...]
DeMolay Brasil
Ns Apoiamos o SCODRFB
2019 SCODRFB | Centro Nacional de Liderana DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Mdulo A - CEP: 70790-091 - Braslia - DF
2019 DeMolay Brasil | Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Repblica Federativa do Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural