24 de Março de 2019
Reconhecimento Internacional
Mapa da Legalidade
DeMolay International
Museu DeMolay
Revista DeMolay
Ulysses Nooblath, Presidente da Comissão Nacional da Cavalaria
Publicado em 11 de Janeiro de 2019
Ulysses Nooblath, Presidente da Comissão da Cavalaria
Foto: SCODRFB
1. Fale um pouco sobre você, sua formação, profissão, família, jornada na Ordem DeMolay e na Maçonaria. 

Bem, tenho 28 anos, sou advogado pós-graduado em direito civil e processual civil especialização em dirieto ambiental, tenho uma família abençoada e uma esposa que me presta total apoio, bem como participa de todas as empreitadas da minha vida DeMolay. 

Iniciei na Ordem DeMolay em 06/12/2003, no interior do Estado na cidade de Rondon do Pará, onde fui acolhido pelo Capítulo Eunápio Ataíde Pinheiro nº 179, desde então venho dedicando uma boa parte da minha vida no crescimento da instituição e formação de novos DeMolays, em 2009 tive que deixar o interior para morar na capital (Belém), para cursar o nível superior, onde pude me tornar Mestre Conselheiro e primeiro concluínte da CNIE do meu Estado. Em 2012 tive a oportunidade de fazer parte parrte da Comissão Nacional da Cavalaria na disseminação das Sublimes Ordens pelo Brasil. Em sequência pude fazer parte da gestão anterior do Grande Conselho Estadual do Pará - GCEPA, como Grande Orador e hoje sou o atual Grande Mestre Estadual do Estado na gestão 2017/2019.

Na Maçonaria atualmente exerço o cargo de Orador e continuo frequente em minha loja, mesmo com os encargos de Grande Mestre Estadual da Ordem. Também galgo os degraus do Real Arco, tendo terminado os graus crípticos.  

2. Qual sua ligação com a Ordem da Cavalaria? Conte um pouco de sua experiência na Cavalaria.

A minha ligação com a Cavalaria começou desde cedo, quando ainda com 15 anos, pude ter meu primeiro contato com um priorado, na ocasião participei de uma instalação de oficiais que ocorreu na cidade de Marabá-PA, desde então me aprofundei no assunto, busquei conhecer a história e aos 17 anos fui investido no priorado Paramahansas nº 30 situado em Belém do Pará. Em 2012, o então Grande Mestre Estadual do Pará, Paulo Henrique de Ataíde Pereira, me fez o convite para ajudá-lo a disseminar a Ordem da Cavalaria no Estado, e nossa primeira missão foi participar do 1º Congresso Nacional da Cavalaria que ocorreu na cidade de São Paulo, no evento em que se deus o start nas Sublimes Ordens no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil - SCODRFB.

A partir daquele momento com o convite dos Irmãos Rafael Soneghet, Aruan Libine e o então Grande Mestre Nacional Ederson Velasques (Karatê), pude compor o corpo da Comissão Nacional da Cavalaria, daí por diante foram muitos anos de trabalhos revigorantes e satisfatórios. Em 2015 a convite do GMN Thiago Rjo, fui efetivado como Presidente da Comissão Nacional da Cavalaria no Congres Nacional da Ordem DeMolay - CNOD de Florianópolis, momento em que pudemos realizar diversos avanços e consolidar projetos aos Nobres cavaleiros espalhados pelo País.

3. Como é o trabalho da comissão nacional da cavalaria? Quais as tarefas são realizadas pela comissão. 

Nossa missão é tornar a Ordem da Cavalaria produtiva, interessante e eficaz a nível nacional, o trabalho está focado em buscar nossas origens, conhecer nossa história e compartilhar conhecimento com todos os Sir. Cavaleiros que irão replicar estes conhecimentos nos capítulos DeMolays e na vida pessoal de cada um.

4. Nos conte um pouco sobre a criação dos novos prêmios da Cavalaria e dos principais projetos para 2019.

A implementação das premiações da Cavalaria, é um sonho que está sendo moldado desde 2012 (CNOD em Belo Horizonte/MG), onde realizamos uma prévia do que estava por vir, dai por diante foram anos de estudo, reunião de material e muitas conversas para que hoje ele pudesse ser lançado no SCODRFB. Neste ponto, todos os membros da Comissão Nacional da Cavalaria, bem como os Grandes Mestres Nacionais destes períodos, foram de extrema importância em suas contribuições para o projeto. Em 2019 nossos projetos estão focados nas revisões dos rituais das Sublimes Ordens, um trabalho que ocorrerá em parceria com a Comissão Nacional de Ritual e Liturgia, bem como continuar no incentivo, apoio e supervisão nos trabalhos exercidos pela Cavalaria no Brasil. 

5. Deixe uma mensagem para a Ordem DeMolay brasileira, principalmente para os Cavaleiros e Priorados. 

A mensagem que deixo está relacionada ao que devemos empregar em nossos trabalhos de maneira geral. Em tudo o que fizerem, empregem amor, palavra pequena mas com uma capacidade infinita. Aos nossos Cavaleiros, tenham em mente que o plano de Dad Land nunca será completo sem a Ordem da Cavalaria, a Ordem DeMolay é uma escola que tem início, meio e fim, e a formação moral de um demolay passa pela Cavalaria, desta forma o liderança precisa ser plena em conhecimento, para que vocês, possam replicá-la aos mais jovens. Grande Abraço  e "A gloria de Deus e seu Domínio!"
ENTREVISTAS
Marcos Oliveira, Presidente da Alumni Bahia
Marcos Leite, conta um pouco sobre sua jornada pela Ordem DeMolay e fala especialmente [...]
Alexandre Modesto Braune, Grão-Mestre Adjunto da GL-TO
Modesto é um sobrenome. Mas no caso de Alexandre Modesto Braune é uma [...]
Tiago Gerônimo - Grande Tesoureiro Nacional
Transparência é aposta para avanços na Grande Tesouraria. É o [...]
Entrevista com Paulo Rafael, MCN 2012-2013
Antes de tomar posse como Mestre Conselheiro Nacional, o DeMolay Brasil decidiu antecipar [...]
DM BRASIL
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina homenageia Ordem DeMolay
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), realizou no último dia 18 de março [...]
DeMolay Brasil
DIA D movimenta a Ordem DeMolay no Brasil em favor da solidariedade
O Dia D'eMolay - DIA D - é uma iniciativa da Gestão "de braços abertos para o [...]
DeMolay Brasil
10 passos para se livrar da declaração do Imposto de Renda no primeiro dia
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2019 começou na [...]
DeMolay Brasil
Nós Apoiamos o SCODRFB
© 2019 SCODRFB | Centro Nacional de Liderança DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Módulo A - CEP: 70790-091 - Brasília - DF
© 2019 DeMolay Brasil | Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural