17 de Setembro de 2019
Reconhecimento Internacional
Mapa da Legalidade
DeMolay International
Memorial DeMolay
Revista DeMolay
André Barbosa, coordenador do PMC-PSM
Publicado em 29 de Janeiro de 2013
Foto: Acervo pessoal
Com a experiência adquirida com a passagem por Capítulos do Distrito Federal e do Mato Grosso do Sul, André Luis Constantino Barbosa ascendeu a função de ser um dos coordenadores da Campanha Nacional de Incentivo à Excelência, que reconhece grandes lideranças dos Capítulos em todo o país. Past Mestre Conselheiro do Capítulo Gama nº 730, no Distrito Federal, André não chegou a participar do programa, porém se tornou um dos avaliadores do projeto, que premia com o Prêmio de Past Mestre Conselheiro por Serviços Meritórios (PMC-PSM). Em 2012, já como Sênior DeMolay, se filiou ao Capítulo Dourados nº 78, de Dourados (MS) e, no mesmo ano, foi investido ao Grau de Chevalier, durante o Congresso Estadual da Ordem DeMolay do Mato Grosso do Sul, em Coxim. Além de coordenar o PMC-PSM, André Barbosa arruma tempo para estudar Engenharia Física na Universidade Estado do Mato Grosso do Sul, ainda é secretário da região Centro-Oeste da Associação DeMolay Alumni Brasil (ADAB) e membro dos Conselhos Consultivos do Capítulo Dourados e do Priorado Preceptor das Virtudes nº 91. Na entrevista de janeiro, o DeMolay Brasil decidiu conversar sobre o PMC-PSM e como os jovens DeMolays podem atingir as metas do programa!
 
Em três anos, o número de jovens que cumpriram os requisitos do PMC-PSM foi multiplicado por oito. É um quadro em franca expansão ainda?
O PMC/PSM ainda pode atingir mais capítulos. Temos um número expressivo de inscritos, porém, os que concluem, ainda chega a ser cerca de 50% deles. A Campanha Nacional de Incentivo a Excelência (CNIE) deve ser desenvolvida e estimulada em muitos Estados da Federação e promovida para que os Mestres Conselheiros que estão participando tenham maior acesso a Campanha e possam atingir a verdadeira franca expansão.
 
Acompanhando a última edição mais intensamente, você poderia elencar quais são as maiores dificuldades dos Capítulos para atingir as metas do programa?
Ainda a maior dificuldade dos Capítulos trata-se em inovar. Desenvolver atividades inovadoras para motivar os membros do Capítulo a cumprir a atividade de forma que envolva realmente um número maior participantes. Ao verificar a maioria dos relatórios, dependendo de alguma atividade percebia-se um número pouco expressivo de membros. E ainda o planejamento para o cumprimento das atividades em tempo hábil conforme o edital.  
 
É difícil receber um Prêmio de Past Mestre Conselheiro por Serviços Meritórios?
Não se trata de ser difícil conquistar o prêmio, e sim, conseguir cumprir as atividades em tempo hábil. O PMC/SM gira em torno dos Dias Obrigatórios, já propostos por ‘Dad’ Frank Sherman Land. Então, o cumprimento destes dias e o encaminhamento dos relatórios das atividades à Coordenação do CNIE acaba por tornar difícil o recebimento. Entretanto, são atividades que grande maioria dos Capítulos já cumprem nas gestões. Basta o envolvimento do Mestre Conselheiro e seus membros para cumprir não somente a Campanha, mas também levar os ideais de Frank S. Land.
 
Entre os coordenadores você é o único que não conseguiu participar do programa enquanto DeMolay ativo. O que você faria diferente se na época tivesse a oportunidade de participar do projeto?
Realmente, quanto fui Mestre Conselheiro do Capítulo Gama nº 730, do Distrito Federal, ainda não havia a campanha. Porém, ainda na época, o meu calendário já compreendia os Dias Obrigatórios. Caso tivesse a oportunidade na época, faria o que acho de ideal, envolver todo o Capítulo, saber distribuir as atividades para realmente formar os líderes. Perpetuar assim dentro do capítulo que todos temos uma liderança, independente do cargo administrativo. Vejo o PMC/SM como a melhor forma de se administrar um capítulo, ele te dá um norte, logo, o cumprimento da Campanha alavanca uma gestão.
 
Anualmente, o programa possui duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Quais as diferenças básicas entre os participantes de cada semestre?
As atividades propostas em cada semestre muda-se somente os Dias Obrigatórios, as demais atividades complementares são as mesmas. Os participantes perceberam que o envolvimento nas atividades complementares será mais restrita que os Dias Obrigatórios. Os participantes desta edição serão mais envolvidos a estas atividades complementares e observaremos a criatividade dos capítulos para desenvolvê-las. Afinal, o Mestre Conselheiro, como gestor destes membros, não pode cair no cotidiano das atividades, ainda mais se o capítulo for tradicional no PMC/SM. E temos mais uma atividade do Dia Palavras e Exemplos, atividade proposta deste Gabinete Nacional que tem envolvido todos os participantes, em desenvolver projetos cujo o tema são nossos baluartes. Esse semestre será a Liberdade Civil.
 
O que é mais complicado, cumprir todas as metas do projeto ou ser um coordenador dele?
Com certeza cumprir as metas. Os Mestres Conselheiros que se envolvem no PMC/SM se desdobram para cumprir as metas em tempo hábil e encaminhar aos coordenadores. Porém, nós, coordenadores, também nos envolvemos com estes nomes que não conhecemos, mas são aqueles que estão fazendo acontecer a Ordem DeMolay no Brasil. Aos coordenadores apenas cabem instruir da melhor forma para que as atividades ocorram conforme edital, porém, todo o trabalho desde o planejamento dela e execução fica encargo dos Mestres Conselheiros. Gratificante é ver o resultado e o dever cumprido, pois, acredito que estes capítulos que tem como sistema administrativo o PMC/PSM e estão participando da CNIE tem grande potencial na formação de líderes, ideal real da Ordem DeMolay.
 
Agora em fevereiro uma nova campanha se inicia. Quais são as dicas que você poderia dar para um jovem que está se candidatando agora para o prêmio?
Primeiramente envolver os meus Irmãos e Amigos que estão coordenando juntamente a Campanha Nacional de Incentivo a Excelência, Frankarles Sá (CE), Tomás Braga (RJ) e Ulysses Nooblath (PA). Estes coordenadores são também grandes responsáveis pelo sucesso que tem sido a campanha. Aos Mestres Conselheiros, que tenham estes coordenadores como verdadeiros irmãos que estão a disposição para atendê-los. Montamos uma campanha que os torne realmente excelentes em atividades administrativas, fazendo que os capítulos cresçam juntamente com seus membros. E quem gere esta evolução é o Mestre Conselheiro. Fiquem atentos aos prazos, leiam com atenção os editais e tenha como apoio o Hi, Dad e o Guia de Planejamento de Atividade Capitulares. Envolvam todo o capítulo, saibam distribuir tarefas de modo que forme líderes, faça o planejamento das atividades e tente cumpri-lo. Procurem inovar e por fim entendam que o prêmio é ao Mestre Conselheiro, mas quem ganha mesmo são os capítulos. Dessa forma, a Ordem DeMolay tornar-se dia a dia o maior expoente para a formação de verdadeiros cidadãos, líderes e homens. Em nome da comissão, agradecemos a adesão a Campanha Nacional de Incentivo a Excelência e esperamos que no final tenhamos mais Mestres Conselheiros premiados.
ENTREVISTAS
Felipe Galvão, o #DM40k
A entrevista do mês de fevereiro é com o #DM40k. Em 2014 o SCODRFB superou a [...]
Alexandre Modesto Braune, Grão-Mestre Adjunto da GL-TO
Modesto é um sobrenome. Mas no caso de Alexandre Modesto Braune é uma [...]
Marcos Nascimento, Presidente da Alumni Brasil
1. Fale um pouco sobre você, trajetória na Ordem DeMolay, Maçonaria, [...]
Willem Garcia, do Mato Grosso para o Brasil e do Brasil para o Mato Grosso
Recém-eleito como Grande Mestre Estadual e um dos coordenadores das atividades [...]
DM BRASIL
Congresso Estadual do Rio de Janeiro aconteceu no Palácio do Lavradio
No dia 14 de setembro, ocorreu o Congresso Estadual do Rio de Janeiro na capital, no histórico Palácio [...]
DeMolay Brasil
SCODRFB participa do Congresso Estadual em Sena Madureira no Acre
Nos dias 06 e 07 de setembro ocorreu o Congresso Estadual do Acre em Sena Madureira, que foi palco da [...]
DeMolay Brasil
Comitiva do MCNA realiza visitas pela Ordem DeMolay em Santa Catarina
Entre os dias 23 a 25 de agosto de 2019, o Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, João Eduardo, realizou uma [...]
DeMolay Brasil
Nós Apoiamos o SCODRFB
© 2019 SCODRFB | Centro Nacional de Liderança DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Módulo A - CEP: 70790-091 - Brasília - DF
© 2019 DeMolay Brasil | Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural