23 de Agosto de 2019
Reconhecimento Internacional
Mapa da Legalidade
DeMolay International
Memorial DeMolay
Revista DeMolay
5 dicas importantes para falar bem em público
Publicado em 17 de Maio de 2019
Administradores.com
Foto: Lucivaldo Santos
Lembre-se o sucesso de sua apresentação vai depender de tempo de preparo, de conhecer o assunto e principalmente saber para quem vai falar.

Falar em público não é necessário ter dom como muitos pensam, o uso da comunicação é necessário em qualquer atividade, saber se comunicar pode ser uma boa vantagem em processos seletivos, em uma boa conversa e principalmente para quem está começando na carreira de palestrante ou professor.

Muitos tem seu sonho destruído por falta de preparo e por falar sobre temas quem não tem domínio, aqui nesse artigo vou deixar 5 dicas que poderão te ajudar a se preparar melhor para falar em público.

Lembre-se o sucesso de sua apresentação vai depender de tempo de preparo, de conhecer o assunto e principalmente saber para quem vai falar.

1 – Naturalidade – Seja você mesmo ao falar, não crie personagens, não tente imitar outra
pessoa ou se passar por outra pessoa, o que cria conexão entre quem fala e quem ouve, é o fato de as pessoas perceberem que o orador é alguém comum, verdadeiro e natural. Jamais tente usar palavras que não fazem parte do seu vocabulário, pois ao usa esse tipo de vocabulário você pode se atrapalhar e engasgar com as palavras, acredite fica feio, saiba gesticular de acordo com a mensagem que está sendo transmitida, pois exagerar nos gestos ou a ausência deles podem comprometer sua mensagem.

2 – Entusiasmo – Fale com entusiasmo, para falar com entusiasmo é importante que você goste do assunto que está falando, é fundamental conhecer sobre o tema proposto e o mais importante viva a mensagem, fale com emoção, fale com entonação, fale devagar, de pausas, deixe seu publico sentir as emoções da mensagem através da sua oratória. Um palestrante sem emoção causara desinteresse dos ouvintes, logo teremos um monte de pessoas desinteressadas e sua apresentação pode ser comprometida.

3 – Domine o assunto – Somente se domina um assunto sobre o qual vai falar após muita dedicação e preparo, o maior erro de quem vai falar em publico é não se preparar para esse importante momento, lembre-se que se você foi convidado para falar sobre algum tema, é por que em algum momento pareceu dominar o assunto, mas mesmo conhecendo sobre o assunto se prepare, simule perguntas para você, como se fosse seus ouvintes, se imagine respondendo inúmeras perguntas sobre o assunto, e não esqueça se você se sente pronto para falar em público, estude um pouco mais.

4 – Aparência – Se preocupe com sua aparência, pois a partir do momento que você se colocar na condição de orador, você será percebido por seus ouvintes, então não vá de qualquer jeito proferir uma palestra, aula ou treinamento, é fundamental ter a preocupação em saber como as pessoas estão lhe vendo. Criar autoridade em qualquer assunto requer, conhecimento, saber transmitir a mensagem, preparo e saber lidar com a pressão e anseios dos ouvintes.

5 – A Voz – a voz passa a ser sua ferramenta de trabalho, é com ela que você irá transmitir sua mensagem e conquistar a atenção dos seus ouvintes, então antes de iniciar sua apresentação faça exercícios de aquecimento das cordas vocais, lembre-se que o violinista precisa afinar as cordas do seu violão para que consiga um som bem afinado, a mesma coisa é você com sua voz, cuide dela e com certeza sua apresentação será um sucesso. Falando com naturalidade, tendo entusiasmo, dominando o assunto, se preocupando com sua imagem e cuidando da sua voz é certeza de sucesso na sua apresentação.

Lucivaldo Santos — Coach de alta performance - desenvolvimento e comportamento humano. Atua como coach individual e palestrante, potencializando e conduzindo as pessoas e as empresas, através da metodologia do Coaching Integral Sistêmico. Pós-graduado em Anatomia Humana. Fundador do Instituto Cimas de Ensino e Cimas Diagnósticos. Instagram: lucivaldosantoss.

Fonte: Administradores.com
ENTREVISTAS
Giuseppe Riesgo, deputado estadual eleito
Giuseppe fala um pouco sobre sua jornada pessoal e na Ordem DeMolay, e destaca seu [...]
Edilson Araújo, Grão-Mestre da GLEPA
Edilson Araújo dos Santos, tomou posse no mês de fevereiro no cargo de [...]
Paulo Júnio de Lima , Coordenador do Ano DeMolay em defesa dos direitos humanos
O ano “DeMolay em defesa dos direitos humanos” nasceu simultaneamente em Belo [...]
Daricélio Moreira, PMCN
De ônibus de Rio Branco (AC) para Campo Grande (MS), Daricélio Moreira [...]
DM BRASIL
SCODRFB instala Diretoria do Grande Conselho e Gabinete Estadual do Piauí
O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil - SCODRFB esteve presente na [...]
DeMolay Brasil
Feliz Dia do Maçom!
DeMolay Brasil
Grande Mestre Nacional visita Capítulos no Rio Grande do Norte
Nos dias 10 e 11 de agosto, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil - SCODRFB [...]
DeMolay Brasil
Nós Apoiamos o SCODRFB
© 2019 SCODRFB | Centro Nacional de Liderança DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Módulo A - CEP: 70790-091 - Brasília - DF
© 2019 DeMolay Brasil | Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural