04 de Março de 2021
DeMolay International
Revista DeMolay
Ordem DeMolay completa 40 anos de história no Brasil
Publicado em 17 de Agosto de 2020
DeMolay 40 anos
Foto: SCDB
A chegada da Ordem DeMolay no Brasil foi em agosto de 1980, com a instalação do Capítulo Rio de Janeiro nº 001, primeiro da América do Sul. Trazida pelo então Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Alberto Mansur, a Ordem DeMolay expandiu suas fronteiras e, em pouco tempo, se espalhou pelas principais cidades do país e hoje contamos com mais de 100 mil membros cadastrados na instituição, entre DeMolays, Maçons, Pais, Mães e Amigos.  

Com reconhecimento internacional, o Brasil foi um dos países que teve autorização para instalar um Supremo Conselho próprio, em 1985. Alguns anos depois da chegada da Ordem DeMolay no Brasil, a primeira comitiva oficial de brasileiros membros da Ordem DeMolay a participar de um Congresso Internacional, o fez em 1988 durante o 23º Congresso Internacional da Ordem DeMolay, ocorrido no referido ano em terras estadunidenses quando houve o aumento da jurisdição do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, então instituição responsável pela administração legal da Ordem em nosso país. Nesta sessão o SCODB passou a ser responsável não só pela Ordem DeMolay no Brasil mas por todos os demais países que possuíssem as línguas portugesa e espanhola como idioma oficial, desde que estes não tivessem um Supremo Conselho constituído. Ou seja, o SCODB poderia administrar assim a Ordem DeMolay de praticamente toda a América, menos nos EUA e Canadá, é claro, além de países como Portugal, Cabo Verde, dentre outros falantes do português. Somados seria uma jurisdição bem maior do que o próprio EUA.

A Ordem DeMolay durante todos estes anos se solidificou e a aproximação com a DeMolay International tomou proporções inéditas, transformando a DeMolay Brasil numa referência para países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Romênia. 

Falando um pouco mais de história, encontramos na "DeMolay Cordon" referências a instalação da Ordem DeMolay no Brasil: na revista é realatado que pela primeira vez na história os Graus da Ordem DeMolay haviam sido conferidos em um Capítulo na América do Sul. Foram então iniciados 60 jovens naquele dia 16 de agosto de 1980. Na primeira reunião ritualística realizada no Brasil estavam sendo esperados todos eles mas por motivos de compromissos escolares apenas 57 destes formaram a primeira reunião de DeMolays do Capítulo “Rio de Janeiro”, os quais passaram a serem liderados pelo primeiro Mestre Conselheiro do Brasil, Irmão Jorge Mansur, filho de Alberto Mansur.

A cerimônia de Iniciação foi presidida pelo próprio Alberto Mansur, na época ainda como Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Rito Escocês e que na mesma ocasião foi nomeado Oficial Executivo do Supremo Conselho Internacional para o Brasil e recebia seu colar das mãos de Geraldo de Souza, então Grande Ministro de Estado do Supremo do Rito Escocês. Dentre diversas outras autoridades presentes, alguns Grão-Mestres a exemplo do de São Paulo e também o Grão-Mestre da Grande Loja da Guanabara, a qual deixaria de existir oficialmente em 1982. A iniciação custava na época 20 dólares. Tio Mansur havia visitado a sede do Supremo Conselho Internacional em setembro de 1980, ocasião na qual recebeu exemplares de Rituais, Monitores de Cerimônias, dentre outros materiais os quais ele mesmo traduziu e que serviram de apoio para o início dos trabalhos da Ordem DeMolay no Brasil. A curiosidade é que a partir de então, quando o Brasil chegasse a marca de 25 Capítulos em atividade, então poderia ter seu Supremo Conselho próprio, ago que ocorreria 5 anos depois, com a fundação do Capítulo "Grande Rio" nº 25, um dos últimos no Brasil a receber a Carta Constitutiva do Supremo Conselho Internacional.
Só a título de curiosidade, essa Edição tinha, além da notícia principal da Capa (a fundação da Ordem DeMolay na América do Sul), algumas mudanças nas regras da premiação de Serviços Meritório para Mestres Conselheiros, sobre o jantar anual do Preceptório-Mãe de Legionários em Kansas City, dentre outros.
 


Os anos passaram e muito foi feito pela Ordem DeMolay brasileira, houve um momento de divisão entre Supremos Conselhos, porém ambos manteram os mesmos princípios e proporcionaram a franca expansão da Ordem junto às Lojas Maçônicas. E hoje, quando comemoramos os 40 anos da Ordem DeMolay, estamos unidos novamente e somos um, somos o Supremo Conselho DeMolay Brasil, que conta agora com mais de 800 Capítulos espalhados pela federação e que trabalham pela causa da juventude e de uma sociedade melhor para o futuro. 

Fonte: Blog Memórias da Ordem.
 
© 2021 SCDB | Centro Nacional de Liderança DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Módulo A - CEP: 70790-091 - Brasília - DF
© 2021 DeMolay Brasil | Supremo Conselho DeMolay Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural