04 de Março de 2021
DeMolay International
Revista DeMolay
Dia 20 de agosto, dia do maçom
Publicado em 20 de Agosto de 2020
Dia do Maçom
Foto: SCDB
O dia do maçom comemorado no Brasil anualmente no dia 20 de agosto é uma homenagem a maçonaria que lutou em favor do povo brasileiro e da nossa Independência de Portugal.

A proposta para essa data nasceu na Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB em 1957 realizada em Belém do Pará. Na ocasião, a Grande Loja de Santa Catarina propôs a Criação do Dia do Maçom, e a Grande Loja de Minas Gerais propôs que fosse o dia 20 de agosto. 

A principal justificativa para a data foi de que a Independência do Brasil já havia sido proclamada por Gonçalves Ledo dentro de um templo maçônico no dia 20 de agosto de 1822, duas semanas antes da Proclamação da Independência por Dom Pedro I, em 7 de setembro.

Existem algumas divergências históricas quanto a data real dessa reunião, porém foi mantida como 20 de agosto e o Dia do Maçom é comemorado oficialmente nesta data. E também em diversos Estados brasileiros foi criado esta data comemorativa, no mesmo dia, através de leis estaduais.

Hoje ressaltamos a contribuição ímpar de dois maçons: Frank Sherman Land, fundador da Ordem DeMolay e Alberto Mansur, responsável por trazer a DeMolay para solo brasileiro. Inspirados no trabalho e dedicação destes grandes maçons, agradecemos a todos aqueles que fazem parte dos Conselhos Consultivos e que prestam relevantes serviços em prol do desenvolvimento da juventude e da comunidade em que vivem.

Feliz Dia do Maçom!
© 2021 SCDB | Centro Nacional de Liderança DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Módulo A - CEP: 70790-091 - Brasília - DF
© 2021 DeMolay Brasil | Supremo Conselho DeMolay Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural