15 de Dezembro de 2019
DeMolay International
Memorial DeMolay
Revista DeMolay
Outubro Rosa: histórias de superação
Publicado em 31 de Outubro de 2018
Outubro Rosa
Foto: SCODRFB
O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil - SCODRFB sempre atento nas campanhas e no trabalho de conscientização na parte de saúde, vem divulgando durante todo mês de outubro em suas mídias sociais mensagens de apoio ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Hoje encerrando esta campanha, vamos apresentar duas histórias, duas mulheres de cidades distintas que nunca se encontraram. Mas, que compartilham a Ordem DeMolay com seus filhos. E ainda tem em comum, a luta contra o câncer de mama. Vamos conhecer um pouco das histórias de Fátima Sueli e Janete Maria.
 
Fátima Sueli Cavallo e Silva, tem 59 anos e faz parte do Clube de Mães Amor e Trabalho filiado ao Capítulo Presidente Prudente n° 655 do estado de São Paulo, mãe DeMolay Leandro Ferreira e Silva.



“A Prevenção foi a minha salvação. Vou contar resumidamente um pouco da minha história, com relação ao câncer de mama que foi diagnosticado no dia 21 de dezembro 2017, graças aos exames de rotina, feitos por mim a cada seis meses (mamografia e ultrassom das mamas). Foi realizada a cirurgia de extração do tumor, no dia 26 de janeiro de 2018 e a seguir fui submetida a sessões de radioterapia, no total de 30. Atualmente encontro-me em tratamento que durará 5 anos, com medicamentos à base de bloqueador hormonal.
 
Não tenho mais a doença, isso é um verdadeiro milagre, pois muitas mulheres perdiam a vida há apenas duas décadas.  O diagnóstico precoce, avanços no tratamento, o apoio e carinho de familiares e amigos e fé no Criador são fundamentais para a cura. Para finalizar, tenho a dizer que não se deve negligenciar a prevenção e se acaso forem diagnosticadas positivamente, tenham fé, ajam, acreditem em DEUS, e também no seu médico e fiquem o máximo, perto de quem goste de vocês.
  

Janete Maria Claser, casada, advogada, mãe dos DeMolays Luiz Eduardo e João Victor, hoje com 50 anos de idade. Faz parte do Clube de Mães Giselda Marafon filiado ao Capítulo Jadsonde Souza nº 207 do estado do Paraná.


 

“Minha história começa em 2009, quando por iniciativa própria realizei a primeira mamografia, sendo que tudo estava sob controle, nenhuma anormalidade. No ano seguinte 2010, ao realizar exame de rotina, fomos surpreendidos com um diagnóstico de carcinoma ductal infiltrante grau II. O diagnóstico abriu um enorme vazio, as incertezas e o medo do que poderia estar por vir, a rotina de exames, consultas, mudou a rotina de nossas vidas. Realizado todo o tratamento, quadrantectomia, quimioterapia, intermináveis sessões de radioterapias, ressurgia a possibilidade de a vida retomar seu curso normal.
 
No entanto passados poucos dias do término do tratamento, sendo realizado mamografia, novamente diagnóstico desfavorável, fora quando realizei a mastectomia. É muito importante frisar que em todo esse processo o apoio familiar é fundamental, todos participam dessa difícil jornada, cada um com sua contribuindo na medida de sua possibilidade. Passaram-se oito anos e hoje conseguimos olhar para traz e ver que foi apenas uma fase, que com fé tudo pode ser superado.
 
E aproveitando que estamos no mês de outubro, que o final de ano se aproxima, não podemos deixar de realizar os exames preventivos. Iniciar um novo ano com a certeza de que estamos bem, é o maior presente que podemos dar a nós mesmas e a nossa família. O diagnóstico precoce permite que o tratamento seja menos invasivo, que a cura seja possível e que a vida volte a fluir.

Ao final destas duas histórias fica o mesmo recado: a prevenção é melhor remédio! Para nossas Tias integrantes dos Clubes de Mães fica este chamado: para que tenham um cuidado protetor e amor próprio.
ENTREVISTAS
Otto Artur - Grande Orador Nacional Adjunto
No XI Congresso Nacional da Ordem DeMolay, em Florianópolis, a [...]
Paulo Júnio de Lima , Coordenador do Ano DeMolay em defesa dos direitos humanos
O ano “DeMolay em defesa dos direitos humanos” nasceu simultaneamente em Belo [...]
Jorge Vaz, MCE e co-autor do tema anual
Jorge Vaz, fala um pouco sobre o Tema Anual 2018/2019, Ordem DeMolay: uma família [...]
Ulysses Nooblath, Presidente da Comissão Nacional da Cavalaria
1. Fale um pouco sobre você, sua formação, profissão, [...]
DM BRASIL
ELOD 2019 marca momento histórico de unificação da Ordem DeMolay no Brasil
Um final de semana histórico. É o resumo do Encontro de Líderes da Ordem DeMolay (ELOD) realizado [...]
DeMolay Brasil
Congresso Estadual de Roraima acontece em Boa Vista
Nos dias 22 e 23 de novembro ocorreu um dos maiores Congressos Estaduais do Estado de Roraima, que foi realizado na [...]
DeMolay Brasil
DeMolay Ceará realiza Congresso Estadual em Jaguaribe
O Congresso Estadual realizado nos dias 23 e 24 de novembro obteve uma extrema adesão de todos os DeMolays do [...]
DeMolay Brasil
Nós Apoiamos o DeMolay Brasil
© 2019 SCDB | Centro Nacional de Liderança DeMolay
SGAN 909 - Asa Norte - Módulo A - CEP: 70790-091 - Brasília - DF
© 2019 DeMolay Brasil | Supremo Conselho DeMolay Brasil. TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Plural